Silvino Jacques: o último dos bandoleiros – cartografias do eu
Palavras-chave:
Silvino Jacques. Bandoleiro. Fronteira. Memórias.Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal abordar a vida e feitos do bandoleiro gaúcho sul-mato-grossense, Silvino Jacques, parte integrante das histórias que emergem do soterramento do que Foucault denominou “saber desqualificado”, para se transformar em um saber popular, posto que migra de “boca em boca”, por meio de muitas memórias, e se expande em várias representações, a exemplo do livro Silvino Jacques: O último do bandoleiros, uma metaficção historiográfica, do escritor Brígido Ibanhes. Este relato dá “conta” do particular, do local, do regional, do fronteiriço, contribuindo dessa forma para a construção da identidade da região, ou seja, “inventando” o locus de sua enunciação e recepção.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.