Do místico ao político: uma “nova” estética de Plínio Marcos
Palavras-chave:
Teatro brasileiro contemporâneo. Plínio Marcos. Teatro político.Resumo
O processo de renovação da linguagem teatral, aliado às transformações de ordem econômica, política e social trouxeram subsídios para a criação de novas possibilidades de realização cênica, a partir da década de 1940, seja no plano da forma, seja no plano do conteúdo. Com efeito, as peças que emergiram pautadas por preceitos de ordem psicanalítica, foram importantes para o palco brasileiro. Com olhar lançado para as questões sociais e, fundamentalmente, para a ruptura com o teatro tradicional, sobretudo nos moldes da chamada “peça bem feita”, foram primordiais para a configuração de uma identidade da dramaturgia nacional. No que concerne à contemporaneidade, surgiram autores que trouxeram para o cerne das discussões a ordem política estabelecida, as relações familiares em crise e, especialmente, a preocupação com as questões relacionadas à identidade. Dessa forma, ancorando-se nos critérios propostos por Prado (1972) sobre o conceito de construção de personagens, Magaldi (1998) no que diz respeito à moderna dramaturgia brasileira; nas contribuições de Peixoto (1986), Ryngaert (1996), Pavis (1999), Rosenfeld (1993) acerca das noções que configuram o discurso teatral, o objetivo geral deste trabalho é analisar a peça Jesus homem (1981) do dramaturgo contemporâneo Plínio Marcos focalizando o discurso das personagens, bem como questões relacionadas ao teatro político e teatralidade.Downloads
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