A identidade interrogada – processos de interpelação e de (des)racialização na performance Parda

Autores

  • Júnia Cristina Pereira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.10935

Palavras-chave:

Performance. Identidade. Interpelação. Racialização. Mestiçagem.

Resumo

Nesse trabalho, nos inspiramos em Judith Butler (2015a) para mirar o processo de criação artística como uma cena de interpelação na qual a artista produz a si mesma na relação com a alteridade, expressando-se de forma reflexiva a partir de um lugar de fala social, produzindo um relato de si mesma a partir do contato com a alteridade. No caso da performance Parda, aqui relatada, a interpelação racial põe em jogo os significados da mestiçagem, levando em conta o histórico brasileiro da violência colonial e do embran-quecimento como política pública, e busca desestabilizar as estruturas racistas que regem as normas de reconhecimento, rejeitando a imobilização de construções identitárias.

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Biografia do Autor

Júnia Cristina Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora no Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

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Publicado

16.07.2020

Como Citar

Pereira, J. C. (2020). A identidade interrogada – processos de interpelação e de (des)racialização na performance Parda. Raído, 14(34), 53–76. https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.10935

Edição

Seção

Estudos de cultura contemporâneas e i(n)dentidades: interfaces brasileiras e sul-americanas