Considerações sobre o feminino em “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i35.10420

Palavras-chave:

Feminino. Crítica feminista. Literatura brasileira. Conto.

Resumo

Lygia Fagundes Telles é nome de grande importância no cenário literário brasileiro. Em seus romances e contos, Lygia se posiciona como uma escritoratestemunha de seu tempo, tal como uma mulher do século 20 a vivenciar e defender as lutas em prol da autonomia feminina. Atenta aos paradigmas sociopolíticos e à natureza fi ccional da arte, observamos como, por meio da construção de suas personagens e do desenvolvimento de determinadas temáticas (comportamento, casamento e traição), a autora constrói uma literatura disposta a desvelar (e transgredir) o status quo em suas múltiplas nuances, levando-nos ao questionamento da ordem vigente. Propomos, então, uma análise da representação do feminino no conto “O moço do saxofone”, da obra Antes do baile verde (1970), à luz de questões discutidas por Regina Dalcastagnè, Rachel Soihet e Mary del Priore.

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Biografia do Autor

Sandrine Robadey Huback, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Revisora de textos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Vinícius Carvalho Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

17.11.2020

Como Citar

Huback, S. R., & Pereira, V. C. (2020). Considerações sobre o feminino em “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles. Raído, 14(35), 17–29. https://doi.org/10.30612/raido.v14i35.10420

Edição

Seção

Política e sociedade na literatura de autoria de mulheres