As Relações Interétnicas: os Terena e os demais atores sociais em Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8640Palabras clave:
Terena. Contatos. Atores.Resumen
Neste artigo apresentamos as relações interétnicas entre os Terena e os atores sociais com os quais estreitaram os contatos ao longo do século XX. Em algumas passagens do texto sentimos a necessidade de realizar algumas digressões para situar o leitor acerca das permanências ou rupturas históricas. Dessa forma, realçamos, principalmente, as relações entre os indígenas e o Estado brasileiro. Portanto, percorremos rapidamente as últimas décadas do século XIX e entranhamo-nos no XX.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-08-22
Cómo citar
Moura, N. dos S. P., & Ortiz, R. I. (2018). As Relações Interétnicas: os Terena e os demais atores sociais em Mato Grosso do Sul. Fronteiras, 20(35), 191–212. https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8640
Número
Sección
ARTÍCULOS LIBRES
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).