Campo, cidade e região: trajetórias de vida, memórias e narrativas orais de trabalhadores de Toledo-PR (1970-2010)
Palavras-chave:
Oeste do Paraná. Modernização da Agricultura. História Oral.Resumo
O artigo analisa os processos de deslocamento de trabalhadores rurais do oeste do Paraná para a área urbana de Toledo a partir da década de 1970, período em que se verificou uma aceleração na expansão da área urbana e no crescimento populacional local (ainda em curso no presente). Com base em duas narrativas orais, produzidas com trabalhadores residentes na cidade e analisadas a partir da metodologia de trabalho com fontes orais e memórias, problematiza-se as diferentes formas com que se vivenciou a passagem do campo para a cidade, buscando-se desvendar a complexidade que permeia tais processos. Também se pretende discutir as relações entre campo, cidade e região que emergem de memórias e relatos dos narradores, categorias estas que servem de referenciais para suas vidas, as quais são entendidas não como esferas separadas, mas como dimensões de uma só realidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-06
Como Citar
Langaro, J. F. (2013). Campo, cidade e região: trajetórias de vida, memórias e narrativas orais de trabalhadores de Toledo-PR (1970-2010). Fronteiras, 15(26), 57–77. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/2959
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).