Por vozes plurais: história, diversidade e democracia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v24i43.16564

Palavras-chave:

História. Diversidade. Democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Perli, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS, Brasil

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP / Assis); Docente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGH/UFGD).

Referências

BRASIL, Comissão Nacional da Verdade. Relatório: textos temáticos. Brasília: CNV, 2014.

DE BAETS, Antton. O impacto da Declaração Universal dos Direitos Humanos no estudo da História. História da Historiografia, Ouro Preto, n. 5, p. 86-114, 2010.

FONSECA, Thais Nívea de Lima e. Ensino de história, mídia e história pública. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (orgs.). História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas de memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

KRAAY, Hendrik. Definindo nação e Estado: rituais cívicos na Bahia pós-independência (1823-1850). Topoi, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 63-90, 2001.

MALERBA, Jurandir. As independências do Brasil: ponderações teóricas em perspectiva historiográfica. História, São Paulo, v. 24, n.1, p. 99-126, 2005.

MOTA, Carlos Guilherme (org.). 1822: dimensões. São Paulo: Perspectiva, 1972.

QUADRAT, Samantha Viz. É possível uma história pública dos temas sensíveis no Brasil? In: MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade (orgs.). Que história pública queremos? / What public history do we want? São Paulo: Letra e Voz, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Perli, F. (2022). Por vozes plurais: história, diversidade e democracia brasileira. Fronteiras, 24(43), 1–8. https://doi.org/10.30612/frh.v24i43.16564