Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017

Marcio Urel Rodrigues, Maria Madalena da Silva Antunes, Rosiane Souza da Silva Rodrigues

Resumo


Apresentamos, neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a presença da temática da Educação Financeira nas questões das provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017, para legitimar sua presença no currículo de Matemática da Educação Básica. Utilizamos a abordagem qualitativa na modalidade documental, pois o corpus foi constituído por documentos oficiais (405 questões contidas nas provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017). Para analisar os dados, recorremos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), a qual nos proporcionou constituir três Categorias de Análise (Conhecimentos Numéricos; Conhecimentos Algébricos; Conhecimentos de Estatística e Probabilidade), pelas quais refletimos sobre a importância de abordar a temática da Educação Financeira na prática pedagógica dos professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, pois 14,8% das questões da provas de Matemática do Novo ENEM estão relacionadas a situações problemas envolvendo a Educação Financeira.


Palavras-chave


Educação Financeira; Novo ENEM; Ensino de Matemática; Prática Pedagógica.

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DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8627

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ISSN: 2595-0967

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