Desenvolvendo abordagens de ensino para conceitos de cálculo diferencial e integral com Geogebra

Autores

  • Sonia Barbosa Camargo Igliori Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Marcio Vieira de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9450

Palavras-chave:

GeoGebra. Cálculo e diferenciabilidade.

Resumo

Este artigo apresenta abordagens de ensino para função, continuidade, diferenciabilidade e equações diferenciais. Quatro abordagens para conceitos de cálculo foram desenvolvidas função, diferenciabilidade continuidade e equação diferencial. Para o conceito de função, mostramos exemplos de funções definidas por várias sentenças e uma função, definida por uma sentença cuja gráfico é uma curva não contínua. Os conceitos de continuidade e diferenciabilidade são explorados pela noção de local retidão que ajuda a desenvolver uma conceituação formal e isso é enfatizado em um exemplo de uma função continua e não diferenciável em todos os pontos. O conceito de equação diferencial, y' = f (x, y), é explorado por meio de uma abordagem qualitativa, na qual a busca das soluções da equação começa a partir da análise de seu campo de direções. O ensino de Cálculo requer o uso de materiais que ofereça suporte a aprendizagem. Os materiais apresentados neste artigo cumprem esse requisito e são preparados com referência aos elementos teóricos destinados por uma área de especialista para essa finalidade. Essas abordagens de ensino trazem, em sua formatação, marcas da Gênese Documental como um meio de colaborar com a ampliação do conjunto de recursos para a sala de aula e de constructos teóricos de Tall, com vistas ao favorecimento da formação de conceitos matemáticos. Além disso, é possível identificar ferramentas, comandos e funções predefinidas do GeoGebra, que permitem o desenvolvimento de materiais didáticos que sejam significativos para o ensino e a aprendizagem de conceitos abordados no ensino superior, especialmente o cálculo diferencial e integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Cálculo. Volume I. Tradução: Claus Ivo Doering. Bookman, 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Towards new documentation systems for mathematics teachers?. Educational Studies in Mathematics, v. 71, n. 3, p. 199-218, 2009.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Teachers' Work with Resources: Documentational Geneses and Professional Geneses. In: GUEDET, G; PEPIN, B.; TROUCHE, L. From Text to 'Lived' Resources: Mathematics Curriculum Materials and Teacher Development. Dordrecht: Springer Netherlands, 2012. p. 23 - 41. (Mathematics Teacher Education).

RASMUSSEN, C.; MARRONGELLE, K.; BORBA, M. C. Research on calculus: what do we know and where do we need to go?. ZDM, v. 46, n. 4, p. 507 - 515, 2014.

ROBERT, A.; SPEER, N. Research on the teaching and learning of Calculus/Elementary Analsys. In: HOLTON, D. (Ed.) The Teaching and Learning of Mathematics at University Level – an ICMI study., Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2001. p. 283 – 299.

STEWART, J. Cálculo, volume 1. 4 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2013.

TALL, D. Building and Testing a Cognitive Approach to the Calculus Using Interactive Computer Graphics. 1986. 505 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – University of Warwick, Inglaterra, 1986.

TALL, D. Real Mathematics, Rational Computers and Complex People. In: ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGY IN COLLEGE MATHEMATICS TEACHING, 5., 1993, Procedings…, Addison-Wesley, p. 243 – 258, 1993. Disponível em:

http://homepages.warwick.ac.uk/staff/David.Tall/pdfs/dot1993h-real-rat-cmplx.pdf. Acesso em: 23 fev. 2016.

TALL, D. Biological Brain, Mathematical Mind & Computational Computers (how the computer can support mathematical thinking and learning). In: ASIAN TECHNOLOGY CONFERENCE IN MATHEMATICS, 5, 2000, Chiang Mai. Proceedings... Blackwood:

ATCM Inc, 2000.

TALL, D. Cognitive development in advanced mathematics using technology, In: Mathematics Education Research Journal, v. 12, n. 3, p. 210 - 230, 2001. Disponível em: http://homepages.warwick.ac.uk/staff/David.Tall/pdfs/dot2001b-merj-amt.pdf. Acesso em: 23 fev. 2016.

VERGNAUD, G. Toward a cognitive theory of practice. In. SIERPISKA, A; KILPATRICK, J. (Eds.). Mathematics education as a research domain: a search of identity. Dordrecht: Kluwer. p. 227 – 241. 1998.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

IGLIORI, S. B. C.; ALMEIDA, M. V. de. Desenvolvendo abordagens de ensino para conceitos de cálculo diferencial e integral com Geogebra. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 23, p. 164–175, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i23.9450. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9450. Acesso em: 20 abr. 2024.