A inclusão de crianças com deficiência e o envolvimento dos gestores escolares

Autores

  • Josiane Fujisawa Filus de Freitas
  • Paulo Ferreira de Araújo

Palavras-chave:

Crianças com deficiência. Formação profissional. Gestão escolar.

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar o envolvimento dos diretores no processo de inclusão escolar no município de Hortolândia-SP. Foram selecionados para o estudo 20 diretores que atuaram nestes cargos nos anos de 2010 e 2011. Os dados coletados por meio de entrevista semi-estruturada com os sujeitos foram analisados por meio da análise de conteúdo. Constatamos que os diretores conhecem a estrutura do município para atender as crianças com deficiência na escola e a avaliam como satisfatória. Verificamos que os recursos e adaptações necessárias são providenciadas a medida que aparecem as demandas e não pensadas antecipadamente. Observamos ainda que a escola, por meio de seu diretor, ainda não se responsabiliza pela criança com deficiência, apontando sempre a necessidade de mais profissionais para lidar com esses alunos. Concluímos que o envolvimento dos diretores com o processo de inclusão fica limitado devido a visão assistencialista que apresentam da deficiência. Os gestores necessitam ampliar o olhar em relação a criança com deficiência enquanto sujeito que aprende e ensina, para que dessa forma possam planejar e executar melhorias para o atendimento dessa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Decreto no 6.571, 17 de setembro de 2008. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6571.htm. Acesso em: 20 mai. 2010.

CARLETTO, A. C.; CAMBIAGHI, S. Desenho universal: um conceito para todos. Realização: Vereadora Mara Gabrilli, 2009.

CARVALHO, R. E. A nova LDB e a Educação Especial. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2009.

JOAQUIM, R. C. v. A política de Educação Especial: um estudo sobre sua implementação nas escolas municipais de Campinas no período de 1989 a 2004. 2006. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

LIMA, L. Apertem os cintos, a direção (as) sumiu! Os desafios da gestão nas escolas inclusivas. In: RODRIGUES, D., KREBS, R. e FREITAS, S. N. (Orgs). Educação Inclusiva e necessidades educacionais especiais. Santa Maria: Ed. UFSM, 2005.

LUIZ, F. M. R. Experiências de famílias de crianças com Síndrome de Down no processo de inclusão na rede regular de ensino. 2009. 116f. Dissertação (Mestrado de Enfermagem em Saúde Pública) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas, 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

OLIVEIRA, F. I. W. ; PROFETA, M. S. Educação Inclusiva e alunos com necessidades educacionais especiais. In: OLIVEIRA, A. A. S; OMOTE, S.; GIROTO, C. R. M. (Orgs.). Inclusão Escolar: as contribuições da Educação Especial. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora e Fundepe Editora, 2008.

PUGLISI, M.L.; FRANCO, B. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber Livro, 2005.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – HORTOLÂNDIA. Apresentação de Workshop. Material impresso cedido pela Coordenação de Inclusão. 2011.

SILVA, C. L. O papel do diretor escolar na implantação de uma cultura educacional inclusiva a partir de um enfoque sócio-histórico. 2006. 154f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

TOMASINI, M. E. A. Expatriação social e a segregação institucional da diferença: reflexões. In: BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. (Orgs.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. 4.ed. Campinas: Papirus, 1998. p. 111- 133.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

DE FREITAS, J. F. F.; DE ARAÚJO, P. F. A inclusão de crianças com deficiência e o envolvimento dos gestores escolares. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 15, p. 75–84, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5533. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.