Educação, escola e violência: as perspectivas dos estudantes da Favela do Coque
Palavras-chave:
Educação, Escola pública, Figurações sociais, ViolênciaResumo
Este artigo é oriundo do Núcleo de Teoria e História do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e foi extraído da Dissertação de Mestrado intitulada: “Educação e Violência sob os Olhares e Vozes das Meninas e dos Meninos Estudantes Moradores da Favela do Coque”. Este texto apresenta discussões sobre a educação, a escola pública e suas problemáticas configuracionais que estão atreladas à exclusão, reprodução de comportamentos e às diferentes violências. A abordagem privilegia os olhares e as vozes dos estudantes moradores da favela do Coque, localizada na Região metropolitana da cidade do Recife. A partir do século XX a educação escolarizada foi apresentada para a sociedade brasileira como a principal estratégia para minimizar as mazelas sociais e solucionar os males que afligem a população. Contudo, entendemos que vem aumentando a necessidade de se discutir a função da escola para melhor analisarmos como essa instituição pode oportunizar autonomia para os indivíduos e facilitar a formação cidadã. Com a teoria elisiana realizamos diálogos profícuos que contribuíram ora para o desvendamento, ora para análise dos dados empíricos da pesquisa.Downloads
Referências
BOURDIEU. P. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. e
CATANI, A. (orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2008.
ELIAS, N. O Processo civilizador: formação do estado e civilização, vol. 2,
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
________. A Sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
________. Os Estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
PAIVA, A.; BURGOS, M. A Escola e a favela. Rio de Janeiro: Ed. PUCRio,
Ed. Pallas, 2009.
PAIVA, V. Educação popular e educação dos adultos: Contribuição à
História da Educação Brasileira. São Paulo: Loyola, 1973.
________. Violência e Pobreza: a educação dos pobres. In: PAIVA, V.;
BARRETO, V.; ZALUAR, A. (Orgs.). Violência e educação. São Paulo:
Livros do Tatu Cortez, 1992.
ZALUAR, A. Integração perversa: pobreza e tráfico de drogas. Rio de
Janeiro: Fundação Getúlio Vagas, 2004