Educação, escola e violência: as perspectivas dos estudantes da Favela do Coque

Autores

  • Izabel Adriana Gomes de Sena [UFPE]
  • Edilson Fernandes de Souza [UFPE]

Palavras-chave:

Educação, Escola pública, Figurações sociais, Violência

Resumo

Este artigo é oriundo do Núcleo de Teoria e História do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e foi extraído da Dissertação de Mestrado intitulada: “Educação e Violência sob os Olhares e Vozes das Meninas e dos Meninos Estudantes Moradores da Favela do Coque”. Este texto apresenta discussões sobre a educação, a escola pública e suas problemáticas configuracionais que estão atreladas à exclusão, reprodução de comportamentos e às diferentes violências. A abordagem privilegia os olhares e as vozes dos estudantes moradores da favela do Coque, localizada na Região metropolitana da cidade do Recife. A partir do século XX a educação escolarizada foi apresentada para a sociedade brasileira como a principal estratégia para minimizar as mazelas sociais e solucionar os males que afligem a população. Contudo, entendemos que vem aumentando a necessidade de se discutir a função da escola para melhor analisarmos como essa instituição pode oportunizar autonomia para os indivíduos e facilitar a formação cidadã. Com a teoria elisiana realizamos diálogos profícuos que contribuíram ora para o desvendamento, ora para análise dos dados empíricos da pesquisa.

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Referências

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Publicado

2011-12-13

Como Citar

SENA, I. A. G. de; SOUZA, E. F. de. Educação, escola e violência: as perspectivas dos estudantes da Favela do Coque. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 2, p. p.33–45, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1448. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê