Um estudo semiótico sobre o núcleo negro da telenovela A Favorita – uma proposta didática
Palavras-chave:
Leitura. Telenovela. Semiótica visual. Preconceito.Resumo
Este artigo propõe um estudo do discurso sobre o preconceito, tal qual esse tema é abordado na telenovela A Favorita, escrita por João Emanuel Carneiro, levada ao ar pela Rede Globo de Televisão no período de junho/2008 a fevereiro/2009. Utilizamos como metodologia de análise o instrumental da semiótica greimasiana, capaz de sustentar teoricamente as linguagens televisivas, além de propiciar a elaboração de atividades de recepção e produção de textos escolares, funcionando, assim, como uma opção de conduta pedagógica. Utilizando a temática do preconceito, vivido pelos personagens da novela sob diferentes formas, visamos elaborar módulos didáticos, com o intuito de desenvolver algumas estratégias de ensino da língua materna, que possam, também, contemplar os temas transversais (assim considerados pelos teóricos da educação).Downloads
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1990.
_________. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Atual, 1998.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 003/2004, de 17 de
junho de 2004. Disponível em: http://www.uesc.br/prodape/0287.pdf.
Acesso em: 21 fev. 2015.
CARNEIRO, João Emanuel de. A Favorita. Rede Globo de Televisão. São
Paulo: Globo, 2008 - 2009.
DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em
perspectiva, v. 14, n.2, Abr/Jun. 2000. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 3 ago. 2016.
GREIMAS, A & COURTES, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Ática, s/d.
_________ & FONTANILLE, J. Semiótica das paixões. São Paulo: Ática, 1993.
JABOR, Arnaldo. FLORA, QUE AMAMOS ODIAR. O Estado de São Paulo.
São Paulo. 25 de nov. 2008. Caderno 2, D10.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
LARA, Glaucia Muniz Proença. Lendo textos verbais e não-verbais: uma
abordagem semiótica. CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 5, p. 1-13, 2007.
LANDOWSKI, Eric. Presenças do Outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.
LIMOLI, Loredana & MENDONÇA, Ana Paula F. de. Proposta pedagógica
de utilização da telenovela no ensino de leitura. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, Cascavel. Anais do XIX CELLIP. Cascavel : EDUNIOESTE, 2009.
PRADO, Arcanjo Miguel. Acho ótimo ter negro rico em novela, diz Taís Araújo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em 27 de agosto de 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0