A crítica ao racismo na obra The Help, de Kathryn Stockett: um olhar da análise de discurso francesa

Autores

  • Adriana Duarte de Souza Carvalho Centro Universitário Claretiano

Palavras-chave:

Análise do discurso francesa. Tradução. Racismo.

Resumo

O objetivo desse trabalho de pesquisa foi realizar a análise de discurso de tradição francesa da obra de ficção “The Help”, da escritora Kathryn Stockett, a partir do processo tradutório de trechos dessa obra. Trata-se de uma obra de denúncia e crítica ao racismo nos Estado Unidos das décadas de 50 e 60 do século passado, vivenciado diariamente pelas empregadas domésticas. Dessa forma, é fundamental que a tradução da obra seja capaz de manter esse tom de denúncia e de mostrar o impacto do racismo sobre a dignidade dessas mulheres. Por meio do instrumental da análise de discurso, que propõe a manipulação de determinadas categoriais analíticas, foi possível realizar uma tradução que fosse capaz de manter a crítica ao racismo contido no texto e que faz da obra original uma importante realização literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Duarte de Souza Carvalho, Centro Universitário Claretiano

Doutora em Ciência Política, professora do Centro Universitário Claretiano, tradutora especializada na área de Sociologia e Política.

Referências

BRITO, Cristiane Carvalho de Paula. O discurso que (re)vela o tradutor. Trab. linguist. apl., Jun 2010, vol.49, no.1, p.53-67. Disponível e:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-

&lng=pt&nrm=iso, acesso em: 19 set. 2014.

CAMPOS, G.C. Estudos da tradução e análise do discurso: diálogos

possíveis. Cadernos do CNLF, vol. XII, nº 12. Disponível em:

http://www.filologia.org.br/xiicnlf/12/05.pdf, acesso em: 26 out.2016.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense

Universitária, 2009.

GUILHAUMOU, Jacques. Linguística e História: percursos analíticos de

acontecimentos discursivos. São Carlos: Pedro e João Editores, 2009.

ORLANDI, Eni P. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. São Paulo: Pontes, 2008.

_______________. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 2009.

_______________. As formas do silencia no movimento dos sentidos. Campinas: UNICAMP, 2002.

MALDIDIER, D. A inquietação do discurso: re(ler) Michel Pêcheux Hoje.

Campinas: Pontes: 2003.

ROCHA, Décio e DEUSDARÁ, Bruno. Análise de Conteúdo e Análise do

Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória. Alea, Dez 2005, vol.7, no.2, p.305-322. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-

X2005000200010&lng=pt&nrm=isso, acesso em: 19 set. 2014

SILVA, Adriana Pozzani de La Vielle e. Palavras de cristal: sujeito, sentido e versões no processo discursivo de reformulação de livros. Ling. (dis)curso (Impr.) [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 251-273. ISSN 1518-7632. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v10n2/v10n2a02.pdf, acesso em: 26 out.2016.

STOCKETT, K. The Help. New York: Berkley, 2009.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Carvalho, A. D. de S. (2016). A crítica ao racismo na obra The Help, de Kathryn Stockett: um olhar da análise de discurso francesa. ARREDIA, 5(9), 83–96. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/arredia/article/view/5378

Edição

Seção

Artigos