Letramento literário - um caminho possível

Hilluska de Figueredo Sousa Carneiro Vieira

Resumo


O presente trabalho foi realizado a partir de leituras e da conscientização da importância do letramento literário para a formação escolar e social dos alunos. No artigo, são apresentados os conceitos de letramento, letramento literário e sugestões de como trabalhar o tema em sala de aula, por meio da sequência básica e expandida, e através da adequada escolarização do texto literário. Para tal discussão, utilizamos como referencial teórico as contribuições de Rildo Cosson (2006), Magda Soares (2003; 2004; 2006), Kleiman (1995), Street (2014), Paulino (1998) e Fernandes (2011), autores que desenvolveram pesquisas sobre letramentos e contribuíram significativamente para os estudos nessa área. Ao final, o que se conclui é que o letramento literário tem um papel indispensável na formação de alunos/leitores, e que nos oferece uma possibilidade de estratégia metodológica no direcionamento e fortalecimento do ensino de literatura oferecido aos alunos.

Palavras-chave


Letramento literário. Literatura. Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FERNANDES, Célia Regina Delácio. Letramento literário no contexto escolar. In: GONÇALVES, Adair Vieira; PINHEIRO, Alexandra Santos (ORG.) Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas, SP: Mercados de Letras; Dourados, MS: Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, 2011, 321-348.

KLEIMAN, ANGELA B. (orgs.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social a escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995,

PAULINO, Graça. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. Caxambu: ANPED, 1998 (Anais em CD ROM).

PINHEIRO, Marta Passos. Letramento literário na escola: um estudo de práticas de leitura literária na formação da “comunidade de leitores”. Tese de Doutorado, UFMG, 2006.

SILVA, Antonieta Mirian de O.C., SILVEIRA, Maria Inez Matozo. Leitura para fruição e letramento literário: Desafios e possibilidades na formação de leitores In.: VI EPAL – Anais, 2011.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2º. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

_______________. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF. São Paulo: Global, 2003.

_______________. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In:

EVANGELISTA, Aracy A.M.; BRANDÃO, Heliana M.B.; MACHADO, Maria Z.

V. (ORG.) Escolarização da leitura literária. 2º. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no

desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. 1ºed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.






Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.