O Ethos como estratégia argumentativa no discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus

Autores

  • Bárbara Amaral Silva UFMG

Palavras-chave:

Discurso religioso. Ethos. Estereótipos.

Resumo

Tendo como base as ideias de Ruth Amossy sobre o ethos, procuraremos comprovar como essa prova retórica é utilizada no discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) com o intuito de gerar credibilidade e Legitimidade e, assim, validar o que é dito frente ao público alvo. Para tanto, o corpus escolhido foi o livro Mulher V: moderna à moda antiga, escrito por Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo. Além disso, utilizaremos ainda Ruth Amossy quando formos abordar os estereótipos, e contaremos também com contribuições de autores da sociologia, como Pierre Bourdieu e Michelle Perrot.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Amaral Silva, UFMG

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Licenciatura plena Português (2013). Trabalha como revisora de textos em pré-vestibulares e como professora de língua inglesa. Durante a graduação, atuou principalmente na área da Análise do Discurso, abordando temas como gêneros discursivos, transgressão de gêneros do discurso, argumentação, estereótipos e discurso religioso.

Referências

AMOSSY, Ruth. L’argumentation dans le dicours. Paris: Armand Colin,

______. Stéréotypes et Clichés. Paris: Éditions Nathan, 1997.

______. O ethos na intersecção das disciplinas : retórica, pragmática,

Sociologia dos campos. In: AMOSSY, Ruth (org). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 119-144.

ARISTÓTELES. Arte Retórica. Arte Poética. Trad. Antônio Pinto de

Carvalho. Ediouro, 196-?.

Bispo Edir Macedo é indiciado por lavagem de dinheiro. Disponível em:

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1263480-

,00-

BISPO+EDIR+MACEDO+E+INDICIADO+POR+LAVAGEM+DE+DINHE

IRO.html Acesso em 08, Jan 2014.

BOURDIEU. Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kuhner.

Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

______. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

CARDOSO, Cristiane. A Mulher V: moderna, à moda antiga. Rio de Janeiro: Unipro, 2011.

Censo: o perfil religioso do país. Disponível em:

http://oglobo.globo.com/infograficos/censo-religiao/. Acesso em 18, Jun

CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Normam. Discourse in Late

Modernity: rethinking Critical Discurse Analysis. Edinbourg: Edinbourg

University, 1999.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de

Análise do Discurso. Trad. Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2008.

JESUS CRISTO É O SENHOR: UNIVERSAL. Livro “A Mulher V” é o mais

vendido no Brasil. 2013. Disponível em:

http://www.universal.org/noticias/2013/03/15/livro-quota-mulhervquot-eacute-o-mais-vendido-no-brasil-20368.html. Acesso em 18, Jun 2014.

LIMA, Helcira Maria Rodrigues de. O olhar do delegado: imagens de si e

do outro. Revista da ABRALIN, João Pessoa, v.8, n.1, p. 57-74, jan./jun.

PERROT, Michelle. Minha história das Mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.

PLANTIN, Christian. A Argumentação. História, teorias, perspectivas. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

______. As razões das emoções. In: MENDES, Emília & MACHADO, Ida

Lúcia (Org.). As emoções no discurso. Vol.II. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 57-80.

REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. Tradução de Ivone Castilho

Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

Silva, B. A. (2015). O Ethos como estratégia argumentativa no discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus. ARREDIA, 4(6), 80–99. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/3337

Edição

Seção

Artigos