Capitão Rodrigo Cambará atravessa o portal entre literatura e história

Autores

  • DÓRIS HELENA Soares da Silva Giacomolli UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Palavras-chave:

Rodrigo Cambará. História. Literatura.

Resumo

A distinção entre história e ficção é imprecisa. A literatura pode apresentar narrativas de ficção como se fossem reais, acontecidas, trazendo personagens reais para a ficção literária. Há semelhanças entre a narrativa histórica e o relato ficcional uma vez que os dois discursos se estruturam da mesma maneira, e da mesma maneira lhes é dado sentido. Whit estabelece uma estreita relação entre historiografia e literatura e textos de ficção. Ao ser possível que um personagem histórico vá ao mundo fictício, torna-se possível o contrário. E foi o que aconteceu quando a figura do gaúcho, ser mitológico e herói; passou ao imaginário popular, não como o homem de ontem, tal qual era, roto e maltrapilho, ladrão de cavalos, mas um ser ideal que  venha materializar a necessidade de uma identidade a ser construída da qual possamos nos orgulhar. A imagem do gaúcho pode ter se construído com a ajuda de um personagem literário; Rodrigo Cambará, que veio se instalar no imaginário do povo gaúcho. O Capitão veio emprestar sua identidade aos gaúchos que optaram por imprimir sua imagem à imagem de um ser quase mitológico, Capitão Rodrigo Cambará. Da arte, formou-se a vida. A literatura e a nostalgia fabricaram o respeito que o gaúcho queria para si. Os Riograndenses preferiram a sua história contada por Erico Verissimo em vez de por historiadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DÓRIS HELENA Soares da Silva Giacomolli, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

 

* Aluna do Programa de Mestrado em Literatura Comparada da Universidade Federal de Pelotas, Brasil, sob orientação do professor José Carlos  Marques Volcato.

E-mail: dorishssg@gmail.com

Referências

HUGHES-HALLET, Lucy. Heróis, salvadores, traidores e super-homens. Rio de Janeiro: Record, 2007.

LEFRÉVE, Virgínia, O príncipe invencível. Ed. Do Brasil, 1985.

LUFT, Lya. Capitão Rodrigo. Zero Hora, 25 set. 1999.

MAROBIN, Luiz. A literatura no Rio Grande do Sul: aspectos temáticos e

estéticos. São Leopoldo: UNISINOS, 1985

MELO, José L. de. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1995. p. 17-56.

RIBEIRO, Darcy. Erico Verissimo. O Estado de São Paulo, São Paulo, 24 fev.1996.

VERÍSSÍMO, Érico. Um certo capitão Rodrigo. São Paulo: Editora Globo

S.A,1995

VERISSIMO, Erico. Solo de clarineta 14ª edição. TOMO I, Editora Globo

S.A.,1980

WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. ), São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.

WHITE, Hayden. O texto histórico como artefato literário. São Paulo:

EDUSP,1994

Downloads

Publicado

2014-09-10

Como Citar

Giacomolli, D. H. S. da S. (2014). Capitão Rodrigo Cambará atravessa o portal entre literatura e história. ARREDIA, 3(4), 30–39. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/2859

Edição

Seção

Artigos