Da linguística estrutural à semiótica discursiva: um percurso teórico-epistemológico

Autores

  • Conrado Moreira Mendes Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Linguística estrutural. semiótica discursiva. Greimas. tensividade.

Resumo

O presente artigo delineia um percurso teórico-epistemológico, que parte da linguística estrutural de Saussure e Hjelmslev, chegando à semiótica de Greimas e sucessores. O trajeto deve-se à razão de a semiótica de linha francesa (ou Escola de Paris) ser grande tributária dos pressupostos teóricos da linguística estrutural. Baseando-se numa teoria da linguagem, além de outras fontes, Greimas constrói uma disciplina extremamente coesa e complexa, capaz de examinar a produção do sentido de quaisquer textos, sejam verbais, não-verbais ou sincréticos. O artigo aporta, além disso, um dos desenvolvimentos recentes da teoria greimasiana, conhecido por ponto de vista tensivo da semiótica. Dessa forma, o presente texto, de caráter eminentemente teórico, enfoca as bases linguísticas subjacentes à teoria da significação erigida por Greimas, além de pôr em relevo alguns dos principais conceitos da semiótica de linha francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conrado Moreira Mendes, Universidade de São Paulo

Doutorando em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo e bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. É mestre em Estudos Lingüísticos, desde 2009, pela Universidade Federal de Minas Gerais. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, desde 2006, pela Universidade Federal de Minas Gerais. É membro-pesquisador do grupo de pesquisa Semiofon: Semiose e Fonoestilística (UFMG), e membro-estudante do grupo de pesquisa Semiótica: modelos teóricos e descritivos (USP), ambos registrados no diretório de grupos do CNPq. Atua principalmente nas seguintes áreas: Semiótica Discursiva, Comunicação e Lingüística. Desenvolve, atualmente, estágio de pesquisa de doutoramento na Université Paris VIII, França.

Downloads

Publicado

10.11.2011

Como Citar

Mendes, C. M. (2011). Da linguística estrutural à semiótica discursiva: um percurso teórico-epistemológico. Raído, 5(9), 173–193. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/975

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA