Música e Mulher: efeitos de violência patriarcal de gênero

Autores

  • Dantielli Assumpção Garcia UNIOESTE
  • Elaine Pereira Daróz USP
  • Jaqueline Denardin UNIOESTE
  • Maria Eduarda Alves da Silva USP
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa USP

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i31.8231

Palavras-chave:

Mulher. Música. Violência. Análise de Discurso.

Resumo

Neste trabalho, a partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso e mobilizando a noção de memória (PÊCHEUX, 1999), analisaremos como a campanha “Música: uma construção de gênero”, produzida pela Secretaria de Políticas para Mulheres, de São Leopoldo (RS), ao retomar trechos de músicas populares brasileiras e exporem corpos de mulheres vítimas de violência, coloca em funcionamento dizeres estabilizados e legitimados em nossa sociedade acerca da violência patriarcal de gênero (SAFFIOTI, 1994; SAFFIOTI, ALMEIDA, 1995), pontualmente, da violência do homem contra a mulher. Analisaremos como a campanha dá espaço para a confrontação desses dizeres, intentando desestabilizar uma cultura do ódio e violência em relação à mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dantielli Assumpção Garcia, UNIOESTE

Possui graduação em Licenciatura em Letras: Português/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Estudos Linguísticos (2008) e doutorado em Estudos Linguísticos também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Realizou uma pesquisa de Pós-Doutorado (A Marcha das Vadias nas redes sociais: efeitos de feminismo e mulher, Apoio Fapesp) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP) sob a supervisão da Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão e Sousa (2013-2015). Realizou junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná uma pesquisa de Pós-Doutorado ("A manualização do saber linguístico e a constituição de uma linguagem não sexista") com apoio CAPES sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Sebastião Ferrari Soares (2016-2017). Atualmente, é docente no curso de Graduação e de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, História das ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: gramatização, arquivos, Institutos Históricos e Geográficos, análise do discurso urbano, redes sociais, feminismo, cibermilitância.

Elaine Pereira Daróz, USP

Doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado sanduíche Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris 3. Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco e especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG. Possui graduação em Letras - Português-Inglês pela Faculdades de Letras Dom Bosco, com experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Inglesa e Portuguesa e suas literaturas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso de linha francesa, ensino de línguas e educação, ensino a distância. Experiência nas redes pública e privada, desde o Ensino Fundamental até ao Ensino Médio, educação de jovens e adultos e no nível Superior de ensino. Atuou no Ensino a Distância como Tutora a Distância pelo Instituto Federal de Pernambuco-IFPE. Tutora a distância de Linguística no Consórcio Cederj/Cecierj. Bolsista nota 10 FAPERJ

Jaqueline Denardin, UNIOESTE

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras.

Maria Eduarda Alves da Silva, USP

Graduanda em Psicologia.

Lucília Maria Abrahão e Sousa, USP

Graduação em Letras (1988) pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto. Doutorado direto (2002) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Livre Docência (2009) em Ciência da Informação pela mesma instituição. Docente com dedicação exclusiva da Universidade de São Paulo, onde dá aulas e orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de supervisionar pós-doutorados. Parecerista ad hoc do CNPQ e FAPESP. Membro de ABRALIN, da ALED, GEL, BRASA, AIL e do GT de Análise do Discurso da ANPOLL. Especialista em Análise do Discurso e psicanálise. Coordenadora do Grupo de Pesquisa ?Discurso e memória: movimentos do sujeito?, cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Bolsista de Produtividade 2 do CNPQ.

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos ideológicos do Estado. Lisboa: Presença, 1970.

ABRAHÃO E SOUSA; GARCIA, D. A. A sororidade no ciberespaço: laços feministas em militância. ESTUDOS LINGUÍSTICOS, São Paulo, 44 (3): p. 991-1008, set.-dez. 2015.

MOSTAFA, S. P.; AMORIM, I. S.; ABRAHÃO e SOUSA, L. M. Filosofia e discurso na Ciência da Informação: tessitura de encontros.

LOGEION. Filosofia da informação. Rio de Janeiro, v.1 n.1, p. 6-19, ago /fev 2014.

ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes, 2009.

ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2005.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 2010 [1969].

PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P. (org.). Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999.

ROMÃO, L.M.S. Nós, desconhecidos, na grande rede. Linguagem (em) Discurso. Tubarão/SC. V. 5. p. 71-91, 2004.

ROMÃO, L.M.S. A paixão inscrita no discurso da exposição de/sobre Clarice Lispector. Ciência da Informação e Literatura. : Alínea, v., p. 31-56, 2012.

SAFFIOTI, H. L. B.; MUÑOZ-VARGAS, M. (Org.). Mulher brasileira é assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994.

SAFFIOTI, H. L. B.; ALMEIDA, S. S. (Org.) Violência de gênero. Poder e Impotência. Rio de Janeiro: Revinter, 1995.

SANTOS, C. M.; IZUMINO, W. P. Violência contra as mulheres e violência de gênero: notas sobre estudos feministas no Brasil. Estudios interdisciplinarios de América Latina y el Caribe, v. 16, n. 1, 2014.

DIMENSTEIN, G. Democracia em pedaços: direitos humanos no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1996.

PORTELA, R. [et. al.]. O sexismo nas músicas de pagode em Salvador: discutindo a violência contra a mulher em sala de aula. 2011. Disponível em: https://nugsexdiadorim.files.wordpress.com/2011/12/o-sexismo-nas-mc3basicas-de-pagode-em-salvador-discutindo-a-violencia-contra-a-mulher-em-sala-de-aula.pdf. Acesso em 02 maio. 2018.

Downloads

Publicado

12.12.2018

Como Citar

Garcia, D. A., Daróz, E. P., Denardin, J., Silva, M. E. A. da, & Sousa, L. M. A. e. (2018). Música e Mulher: efeitos de violência patriarcal de gênero. Raído, 12(31), 9–23. https://doi.org/10.30612/raido.v12i31.8231

Edição

Seção

CALEIDOSCORPO: AS LUMINOSIDADES QUE TRANSVÊEM O CORPO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)