Que entrem as bailarinas – uma análise multimodal baseada na teoria ator-rede

Autores

  • Luiz Antônio Caldeira Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - DOUTORADO CONCLUIDO
  • Sônia Maria de Oliveira Pimenta Universidade Federal de Minas Gerais - prof. associada

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i31.8128

Palavras-chave:

Teoria Ator-Rede (TAR). Construção identitária. Eu. Multimodalidade.

Resumo

O objetivo desse artigo é investigar como os elementos físicos e não físicos no vídeo de Zach Gross contribuem para representar a principal personagem feminina, Tatyana, em torno da qual se desenvolve o enredo. O vídeo apresenta duas bailarinas no Metropolitan Opera House executando uma cena de Onegin, uma ópera de Tchaikovsky, baseada na obra clássica de Pushkin, a qual leva o mesmo nome O estudo é teórica e metodologicamente apoiado na teoria ator-rede (TAR) e no modelo multimodal definido em Banks (2015). O ponto principal foi mostrar como o entrelaçamento de objetos humanos e não humanos na construção de rede, incluindo o próprio corpo, ocorre através de espaços físicos e virtuais na expressão do eu.

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Biografia do Autor

Luiz Antônio Caldeira Andrade, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - DOUTORADO CONCLUIDO

Doutorado concluido no ano de 2015. Atuo como professor de ingles e linguistica no setor privado, estando vinculado à UFMG através da prof. Dra. Sonia Maria de Oliveira Pimenta.

Sônia Maria de Oliveira Pimenta, Universidade Federal de Minas Gerais - prof. associada

Possui graduação em Linguistica e Frances pela Universidade de Georgetown (1975), mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: multimodalidade, semiótica social, gramática sistêmico- funcional,avaliatividade, análise do discurso e gênero,semiótica social. Pós-doutorado em multimodalidade pela UFSC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Publicado

12.12.2018

Como Citar

Andrade, L. A. C., & Pimenta, S. M. de O. (2018). Que entrem as bailarinas – uma análise multimodal baseada na teoria ator-rede. Raído, 12(31), 196–214. https://doi.org/10.30612/raido.v12i31.8128

Edição

Seção

CALEIDOSCORPO: AS LUMINOSIDADES QUE TRANSVÊEM O CORPO