Que entrem as bailarinas – uma análise multimodal baseada na teoria ator-rede

Luiz Antônio Caldeira Andrade, Sônia Maria de Oliveira Pimenta

Resumo


O objetivo desse artigo é investigar como os elementos físicos e não físicos no vídeo de Zach Gross contribuem para representar a principal personagem feminina, Tatyana, em torno da qual se desenvolve o enredo. O vídeo apresenta duas bailarinas no Metropolitan Opera House executando uma cena de Onegin, uma ópera de Tchaikovsky, baseada na obra clássica de Pushkin, a qual leva o mesmo nome O estudo é teórica e metodologicamente apoiado na teoria ator-rede (TAR) e no modelo multimodal definido em Banks (2015). O ponto principal foi mostrar como o entrelaçamento de objetos humanos e não humanos na construção de rede, incluindo o próprio corpo, ocorre através de espaços físicos e virtuais na expressão do eu.


Palavras-chave


Teoria Ator-Rede (TAR). Construção identitária. Eu. Multimodalidade.

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DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v12i31.8128

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