O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais

Autores

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual Norte do Paraná - UENP (Campus Cornélio Procópio)

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Gêneros textuais.

Resumo

Pensando na importância do ensino da Língua Portuguesa nas escolas a partir de um ponto de vista do(s) letramento(s), ou seja, não tendo como foco o ensino da decodificação do sistema linguístico, em seus aspectos puramente formais, mas a língua vista em sua manifestação discursivo-textual, e tendo o processo de interação interpessoal como seu espaço de intersecção, é que, neste artigo, apresenta-se uma discussão acerca das concepções de alfabetização, letramento e ensino da língua por meio de gêneros textuais. Para complementar a discussão, traz-se uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa das séries iniciais, com o intuito de verificar o posicionamento do documento em relação às práticas de alfabetização e letramento escolar, bem como a sua abordagem no que se refere ao ensino da língua mediado por gêneros de textos.

Downloads

Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual Norte do Paraná - UENP (Campus Cornélio Procópio)

Doutoranda em Estudos da Linguagem (UEL), com pesquisa na área de ensino/aprendizagem e formação de professor de Língua Portuguesa, sob orientação da Profª. Drª. Elvira Lopes Nascimento. Professora do curso de Letras da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Campus Cornélio). Procópio)

Downloads

Publicado

10.11.2011

Como Citar

Barros, E. M. D. de. (2011). O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais. Raído, 5(9), 127–145. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/797

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA