A discursividade do normal: uma identidade construída
Palavras-chave:
Positivismo. Normalidade. Exclusão. Identidade e subjetividades.Resumo
O objetivo primordial deste artigo é compreender a construção de um sujeito estereotipado, marcado e constituído por uma visão teórica da padronização, evidenciando as diversas formas encontradas, inclusive pela ciência, para constituição do que a sociedade tem instituído e dicotomizado: normal/estranho. Essa estranheza privilegia um tipo e marginaliza o Outro. Assim, identidades são construídas e consideradas homogêneas, tornando-se referência para outras possibilidades, mediante as práticas discursivas de atores sociais, como a indústria da beleza e estética.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.