Práticas culturais e leitura: leitoras e formas de resistir

Autores

  • Alexandra Santos Pinheiro Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Leitoras. História da leitura. Práticas culturais. Literatura.

Resumo

A análise da trajetória de leitura de mulheres com faixa etária entre setenta e noventa anos é o foco do presente artigo. As lembranças dessas senhoras leitoras apontam algumas marcas históricas em relação ao discurso lançado sobre o gênero feminino. Embora tenham iniciado a prática da leitura na infância, incentivadas pelos pais, as leitoras trazidas para esse debate não concluíram a Educação Básica, saíram da escola pela imposição paterna para se casar ou devido à distância entre a residência e a escola. Apesar disso, essas leitoras indicam as obras dos autores Alexandre Dumas, Victor Hugo, José de Alencar, Raquel de Queiroz, etc, como as que mais marcaram suas juventudes. Vale lembrar que nenhuma das obras foi indicada pela instituição escolar, os livros da tradição literária foram indicados por amigas, pelos pais e pela divulgação em revistas. À luz dos estudos sobre Práticas Culturais e História da Leitura, trago o discurso de mulheres leitoras para o debate, procurando perceber como a leitura, mais precisamente a leitura literária, é percebida por elas.

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Publicado

05.10.2010

Como Citar

Pinheiro, A. S. (2010). Práticas culturais e leitura: leitoras e formas de resistir. Raído, 4(7), 379–390. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/645

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS