A cisão do presente: a experiência entre palavras e imagens
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v11i28.6320Palavras-chave:
Cisão. Experiência. Literatura. Cinema. Incomunidade.Resumo
Se o problema central para o pensamento (Foucault) é pensar aquilo que somos, o presente trabalho quer compreender as condicões da experiência contemporânea, tomando como chave de leitura, as diferenças entre palavras e imagens. Segundo se propõe, tais diferenças, apresentam, decorrentes das materialidades e das tecnologias que são próprias às palavras e às imagens, duas modalidades do tempo que não podem concordar: do lado da linguagem, o tempo como História, do lado das imagens o tempo como Memória. Pensar as qualidades desses tempos só resulta possível a partir da Literatura e do Cinema, tanto em um trabalho com e contra as palavras quanto com e contra as imagens respetivamente. Há, no presente, alguma coisa de irreconciliável. Esse irreconciliável não é um acaso, senão a condição mesma aberta pela cisão dos tempos como marca determinantes disso que somos.Downloads
Referências
De Certeau, M. História e psicanálise. Entre ciência e ficção. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011.
Deleuze, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2013.
______. e Gilles-Guattari Felix. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34.
DERRIDA, J. Spectres de Marx. Paris : Galilée, 1993.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Editora Huicitec, 1985.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo: Martin Fontes, 1891.
______. Dits et Ecrits I-IV. France: Gallimard, 1994.
______. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
______. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
______. O uso dos prazeres. In.: ______. História da sexualidade. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque; Revisão técnica de José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2003.
HÖLDERLIN, F. Observações sobre Édipo. Observações sobre Antígona. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.