Tradução: mais que um processo entre línguas, uma ponte para transmissão de capital cultural

Autores

  • Marcela Iochem Valente PUC_RJ

Palavras-chave:

Estudos Culturais. Tradução Intercultural. Fragmentação. Literatura Afro-Americana.

Resumo

Este artigo objetiva analisar alguns aspectos relativos à Tradução Intercultural dando especial atenção as intersecções existentes entre os Estudos Literários, Culturais e de Tradução. À luz de teorias como as de Bassnett, Apter e Hall, serão analisados alguns fragmentos das obras The Bluest Eye, The Color Purple, e A Raisin in the Sun a fim de mostrar a importância da Tradução Intercultural no cenário acadêmico atual e a necessidade da conscientização de pesquisadores e profissionais dessas áreas que possuem constantes pontos de interseção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Iochem Valente, PUC_RJ

Possui graduação em letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa com ênfase em estudos Afro-Americanos na mesma universidade (2009), e atualmente cursa Doutorado em Letras/ Tradução na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Faz parte das linhas de pesquisa "A voz e o olhar do Outro: questões de gênero e/ou etnia nas literaturas de língua inglesa" e "África, diáspora africana e estudos de tradução". Lecionou Literatura Inglesa e Língua Inglesa para o curso de graduação em letras habilitação inglês/português na Fundação Educacional Duque de Caxias (FEUDUC), como professora titular, até 2010. Lecionou Literatura Norte-Americana para o curso de graduação em letras habilitação inglês/ literaturas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), como professora substituta, no primeiro semestre de 2010. Atualmente é bolsista CAPES na PUC_RJ.

Downloads

Publicado

05.10.2010

Como Citar

Valente, M. I. (2010). Tradução: mais que um processo entre línguas, uma ponte para transmissão de capital cultural. Raído, 4(7), 323–332. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/604

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS