Construção discursiva de subjetividades em práticas memorialísticas de leitura

Autores

  • Carmen Brunelli de Moura Universidade Potiguar
  • Marluce Pereira da Silva

Palavras-chave:

Práticas de leitura. Escrita em si. Discursos.

Resumo

A escrita de si tem se constituído em uma prática discursiva cujos sentidos revelam um trabalho de transformação de si mesmo. É nesse viés que o meio acadêmico tem se utilizado desta prática e investido no gênero histórias de vida cujo intuito é dar a conhecer ao outro e ao próprio escritor seus pensamentos, valores, crenças, atitudes e modos de lidar com suas experiências vividas, principalmente, com as práticas leitoras. A partir de textos produzidos por alunos-professores de um curso de especialização, de uma instituição particular de ensino superior, no ano de 2012, objetiva-se descrever como são produzidas discursivamente as subjetividades de professores em suas histórias de leitura. Os resultados evidenciam um emaranhado de subjetividades leitoras que se perdem e se acham entre práticas memorialísticas de leitura, propiciadas pelo gênero, e uma relação muito intensa tanto com as práticas leitoras da educação básica quanto com as práticas do ensino superior.

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Biografia do Autor

Carmen Brunelli de Moura, Universidade Potiguar

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); pesquisadora e professora do Curso de Letras e Pedagogia  da Universidade Potiguar (UnP). 

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Publicado

21.12.2015

Como Citar

Moura, C. B. de, & Silva, M. P. da. (2015). Construção discursiva de subjetividades em práticas memorialísticas de leitura. Raído, 9(19), 83–92. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/4659

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA