Um flâneur transatlântico: o patrimônio cultural urbano lusitano na lente da literatura

Autores

  • Janaina Cardoso de Mello Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

Flâneur. Literatura. Patrimônio Cultural. Análise de Discurso. Portugal.

Resumo

Do flâneur de Charles Baudelaire ao “homem na multidão” de Edgar Allan Poe perpassando os “passantes nostálgicos” de Fernando Pessoa, a arte de andar pela cidade apreendendo detalhes e constituindo um mosaico poético da urbanidade cumpre um papel social que une o homem/a mulher à cidade, humanizando o concreto, edificando memórias individuais e coletivas. O artigo busca compreender os aspectos simbólicos literários nas representações sociais de moradores e flâneurs de Lisboa sob o viés teórico de Pierre Bourdieu, Roger Chartier, Walter Benjamin, Roland Barthes e Françoise Choay, traçando ainda um roteiro das políticas de salvaguarda patrimonial desse espaço para identificar se há protagonismo consciente ou submissão ao Estado. Aplica-se a análise do discurso de Eni Orlandi nas obras digitalizadas da Biblioteca Nacional de Lisboa (BNL).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Cardoso de Mello, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pós-Doutoranda em Estudos Culturais (PACC-UFRJ); Doutora em História Social (UFRJ); Professora Adjunta de História do Brasil do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora do Mestrado Profissional em História (ProfHistória-UFS) e do Mestrado em História (PPGH-UFAL).

Downloads

Publicado

08.01.2016

Como Citar

Mello, J. C. de. (2016). Um flâneur transatlântico: o patrimônio cultural urbano lusitano na lente da literatura. Raído, 9(20), 115–132. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4384

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS