O estágio supervisionado e a voz social do estagiário

Autores

  • Marília Curado Valsechi UNICAMP
  • Angela Bustos Kleiman UNICAMP

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Letramento. Formação do professor. Apreciações valorativas.

Resumo

Neste artigo, analisamos um pequeno recorte de um corpus gerado para uma pesquisa de doutorado em andamento que tem por objeto o estágio supervisionado do curso noturno de licenciatura em Letras de uma instituição pública paulista. Procuramos apresentar uma voz social do estagiário a fim de entendermos a sua concepção do estágio supervisionado e como a organização dos estágios supervisionados pela instituição de ensino superior forja seu olhar para a prática do estágio. Inserido no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada, nosso estudo fundamenta-se nos Estudos de letramento e na teoria sócio-enunciativa do Círculo de Bakhtin. A metodologia utilizada na pesquisa é qualitativo-interpretativista de cunho etnográfico, visto que busca compreender seu objeto constituído na prática social, a partir da lógica interna dos seus sujeitos: os estagiários. A análise discursiva de dois documentos oficiais, um dado de interação em sala de aula e uma entrevista mostra que os eixos de sentido articulados pela palavra enunciada no texto do documento oficial e na fala do sujeito de pesquisa, atualizada pelas apreciações valorativas dos enunciatários, desvelam a histórica situação de desvalorização dos estágios supervisionados no contexto acadêmico e de anulação da agência do estagiário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Curado Valsechi, UNICAMP

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista, câmpus de São Jiosé do Rio Preto (UNESP/IBILCE), é mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/IEL) e doutoranda em Linguística Aplicada pela mesma instituição.

Angela Bustos Kleiman, UNICAMP

Graduada em Letras pela Universidade de Chile (1967), Mestre em Lingüística (1969); PhD em Lingüística (1974) ambos pela University of Illinois. Cursou pós-doutorado no Center for the Study of Reading na University of Illinois e na University of Georgia (1982-1983). Atualmente é Professor Titular, colaboradora aposentada na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, EJA, formação do professor de língua materna e letramento.

Downloads

Publicado

17.05.2014

Como Citar

Valsechi, M. C., & Kleiman, A. B. (2014). O estágio supervisionado e a voz social do estagiário. Raído, 8(15), 13–32. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3146

Edição

Seção

LETRAMENTO