O intelectual em formação: aspectos de um ser híbrido no contexto latino-americano

Autores

  • Wagner Corsino Enedino UFMS
  • Bruna Franco Neto UFMS

Palavras-chave:

Intelectual. América Latina. Cristina Mato Grosso.

Resumo

O intelectual possui sua formação envolta a inúmeros questionamentos do que vem a ser um verdadeiro “homem pensante”. Da mesma forma, a identidade cultural e intelectual da América Latina perpassa por uma série de (re) afirmações do que é ser latino. Partindo-se da premissa de que a literatura/cultura latino-americana é caracterizada por constituição híbrida, pretende-se, ancorada nas pressuposições de Said (2005) e Le Goff (2012), problematizar o ser intelectual do cenário latino americano, bem como sua prática literária e cultural, além de resgatar sua condição de marginalizado, por meio das teorias de Bhabha (2007), Achugar (2006) e Seligmann (2005). Assim, partindo-se do global, América Latina, para o local, destaca-se o nome de Cristina Mato Grosso como grande nome da dramaturgia de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Corsino Enedino, UFMS

Licenciatura plena em Letras Português/Inglês pela UFMS/Três Lagoas; Mestrado em Estudos Literários pela UNESP/Araraquara e Doutorado em Literatura Comparada pela UNESP/São José do Rio Preto. Atualmente é professor adjunto da UFMS/Três Lagoas junto ao Departamento de Educação. Atua nos Programas de Pós-Graduação Mestrado em Letras da UFMS de Três e Lagoas e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS/Campo Grande.

Bruna Franco Neto, UFMS

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - Campus de Três Lagoas. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Letras pela UFMS, Campus de Três Lagoas, com pesquisa voltada à dramaturgia sul-mato-grossense.

Downloads

Publicado

23.12.2013

Como Citar

Enedino, W. C., & Franco Neto, B. (2013). O intelectual em formação: aspectos de um ser híbrido no contexto latino-americano. Raído, 7(14), 67–81. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/2632

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS