A crítica no cenário interartístico

Autores

  • Paulo Custódio de Oliveira Faculdade de Comunicação, Artes e Letras/UFGD - Dourados - MS

Palavras-chave:

Cinema. Crítica interartística latino-americana. O céu de Suely.

Resumo

O artigo procura demonstrar como as contingências criativas do Cinema exigem um refinamento da crítica de arte/literatura das regiões que não entraram na agenda cultural dos grandes centros urbanos no período moderno. Para alcançar essa finalidade, propõe-se discutir os desafios e inquietações que esse formato, crescido à sombra das produções de Hollywood, traz para a crítica cultural latino-americana na contemporaneidade. Exemplifica o movimento no filme O céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz, tomado como emblema da resistência do audiovisual à subalternidade da periferia da periferia. Tomado de forma flexível, este cinema assemelha-se à Literatura, cujas últimas batalhas foram travadas em prol da visibilidade das minorias silenciadas no cenário sociocultural da América latina. A discussão das possíveis saídas para as armadilhas estéticas e políticas da obra de arte na contemporaneidade passa pela descentralização das forças criativas entendida nesse trabalho como fundamental para a legitimação e dignificação do discurso do subalterno no ambiente estético, onde normalmente figura apenas como objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Custódio de Oliveira, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras/UFGD - Dourados - MS

Professor Adjunto II da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Doutor em Teoria da Literatura e Mestre em Literatura brasileira.

Downloads

Publicado

23.12.2013

Como Citar

Oliveira, P. C. de. (2013). A crítica no cenário interartístico. Raído, 7(14), 163–174. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/2612

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS