Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros

Autores

  • Luiz Eduardo Mendes Batista Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Texto argumentativo. Gêneros textuais. Sequência tipológica. Ensino de língua portuguesa.

Resumo

Neste artigo, propomos um caminho para o ensino da argumentação partindo de uma abordagem textual. Para isso, utilizamos dois textos retirados da revista VEJA e analisamos, com base em Adam (1992, 2008), como os autores organizaram as sequências argumentativas de modo a atingirem seus objetivos persuasivos. Em seguida, buscamos traçar possibilidades de transposição didática desse conteúdo. De um modo geral, defendemos a necessidade de se trabalhar nas aulas de leitura e produção de textos, não apenas a distribuição do conteúdo temático em parágrafos, por exemplo, mas também sua estrutura tipológica/ organização sequencial, transversal aos gêneros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Mendes Batista, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Letras e Linguística (Ileel). PPGEL - Programa de Pós-Grafuação em Linguística e Linguística Aplicada. Área de atuação: Linguística Textual (Texto e Discurso), Gêneros Textuais, Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

22.07.2013

Como Citar

Batista, L. E. M. (2013). Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros. Raído, 7(13), 77–91. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS