Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros
Palavras-chave:
Texto argumentativo. Gêneros textuais. Sequência tipológica. Ensino de língua portuguesa.Resumo
Neste artigo, propomos um caminho para o ensino da argumentação partindo de uma abordagem textual. Para isso, utilizamos dois textos retirados da revista VEJA e analisamos, com base em Adam (1992, 2008), como os autores organizaram as sequências argumentativas de modo a atingirem seus objetivos persuasivos. Em seguida, buscamos traçar possibilidades de transposição didática desse conteúdo. De um modo geral, defendemos a necessidade de se trabalhar nas aulas de leitura e produção de textos, não apenas a distribuição do conteúdo temático em parágrafos, por exemplo, mas também sua estrutura tipológica/ organização sequencial, transversal aos gêneros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
22.07.2013
Como Citar
Batista, L. E. M. (2013). Ensino da argumentação em uma perspectiva textual: aspectos do texto transversais aos gêneros. Raído, 7(13), 77–91. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1839
Edição
Seção
ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c) Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.