Formação continuada de professores: o interacionismo sociodiscursivo – das bases epistemológicas à práxis pedagógica

Mariolinda Rosa Romera Ferraz, Adair Vieira Gonçalves

Resumo


Apoiando-nos na epistemologia do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007 [1999], 2006) e na engenharia do grupo de Didática de Línguas da Universidade de Genebra (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), apresentamos uma formação continuada de professores, que enfocou a transposição didática externa (MACHADO; CRISTOVÃO, 2006; BARROS, 2012), a formação do professor reflexivo (PIMENTA, 2002; FREIRE, 1987, 2002; KINCHELOE, 1997; LIMA, 2010) e constituiu a primeira etapa de um Projeto de Pesquisa executado no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Letras, da Universidade Federal da Grande Dourados.

Palavras-chave


Interacionismo Sociodiscursivo. Formação Continuada de professores. Professor Reflexivo. Gêneros Textuais. Sequência didática.

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