Representações sobre o manual do professor de coleções didáticas de Língua Inglesa

Autores

  • Cristina Mott Fernandez UEL
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão UEL

Palavras-chave:

Manual do professor. Representações. Interacionismo Sociodiscursivo. Tipos de Discurso.

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar as representações de professoras de língua inglesa (LI) com relação ao uso do Manual do professor de coleções didáticas. Para a realização deste estudo, foram utilizados textos orais produzidos por meio do método das autoconfrontações (CLOT, 2006). Os dados foram analisados utilizando-se os procedimentos teórico-metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006; MACHADO, BRONCKART, 2009), enfocando principalmente na análise dos tipos de discurso. Como representações coletivas das professoras, verificou-se que o conteúdo a ser ensinado é determinado pela coleção didática adotada, e sua mudança não é algo sobre o qual tenham o controle. Como representações individuais, elas afirmam várias vezes, que sempre buscam mudar o que está posto pelo MP, demonstrando, entretanto, que sua autonomia está restrita a modificar os procedimentos, quer dizer, o como ensinar algo e não o que, por que ou para que ensinar (CRISTOVÃO, 2005).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Mott Fernandez, UEL

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá (1986). É docente de língua inglesa no Instituto de Línguas da Universidade Estadual de Maringá desde julho de 1988. Formou-se Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2009. Formou-se doutora também em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui experiência na área de ensino de Língua Inglesa e Inglês Instrumental. tualmente, é coordenadora pedagógic do NucLi-UEM do programa Idiomas sem Fronteiras do MEC. Trabalha principalmente com os seguintes temas: professor de LE, manual do professor, trabalho do professor, autoconfrontações, Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e Inglês como meio de instrução (EMI).

Vera Lúcia Lopes Cristovão, UEL

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas Letras, Linguística e Artes Linguística Aplicada.

Downloads

Publicado

07.11.2012

Como Citar

Fernandez, C. M., & Cristovão, V. L. L. (2012). Representações sobre o manual do professor de coleções didáticas de Língua Inglesa. Raído, 6(11), 97–114. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1802

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA