O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais

Autores

  • Sueli Correia Lemes Valezi IFMT/UEL
  • Elvira Lopes Nascimento PPGEL-UEL

Palavras-chave:

Trabalho do professor. Texto prescritivo. Formação tecnológica.

Resumo

Neste artigo, propomos compreender o agir do professor e de alunos no contexto de formação de tecnólogo, fazendo uma abordagem linguístico-discursiva das “Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação profissional de Nível Tecnológico”. Assumimos o quadro teórico-metodológico do ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de identificar elementos constitutivos do contexto de produção e dos níveis organizacional, textual e enunciativo. As análises indicam que o tecnólogo está representado como adjuvante no processo de desenvolvimento social e a voz do professor está longe de ser um dos alvos principais na elaboração de um documento que a ele será imputado.

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Biografia do Autor

Sueli Correia Lemes Valezi, IFMT/UEL

Professora de Língua Portuguesa do IFMT-Campus Cuiabá-MT. Doutoranda do PPGEL-UEL. Bolsista da Capes

Elvira Lopes Nascimento, PPGEL-UEL

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UEL-Londrina-PR.

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Publicado

07.11.2012

Como Citar

Valezi, S. C. L., & Nascimento, E. L. (2012). O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das diretrizes curriculares nacionais. Raído, 6(11), 163–185. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA

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