O palco brasileiro em questão: do romantismo à contemporaneidade

Autores

  • Carin Cássia de Louro de Freitas UFMS
  • Wagner Corsino Enedino UFMS

Palavras-chave:

Teatro brasileiro. Romantismo. Contemporaneidade.

Resumo

As primeiras manifestações teatrais, no Brasil, são indícios da herança teatral portuguesa. No período romântico, a produção dramatúrgica começa a consolidar um teatro de fato brasileiro. A partir disso, autores e diretores brasileiros ganham espaço a fim de demonstrar no palco a “cor local”. Nesse cenário brasileiro, surge a temática da marginalidade com as peças de Plínio Marcos. Com efeito, o objetivo deste estudo é traçar um panorama do teatro brasileiro, principais dramaturgos e produções, do romantismo à contemporaneidade. A pesquisa ancora-se nas contribuições de Magaldi (2003), Faria (1998), acerca da formação do teatro brasileiro; Palottini (1989) e Ryngaert (1996), da configuração de personagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carin Cássia de Louro de Freitas, UFMS

Aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campusde Três Lagoas, com fomento de pesquisa pela REUNI CAPES. Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas, com fomento de pesquisa REUNI/CAPES.

Wagner Corsino Enedino, UFMS

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.

Downloads

Publicado

13.04.2012

Como Citar

Freitas, C. C. de L. de, & Enedino, W. C. (2012). O palco brasileiro em questão: do romantismo à contemporaneidade. Raído, 5(10), 275–286. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1340

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS