A efetividade do direito humano e fundamental à moradia

Autores/as

  • João Luiz Stefaniak Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palabras clave:

Moradia. Direito à moradia, reforma urbana.

Resumen

O presente texto aborda inicialmente o conceito de moradia digna e o de direito à moradia a partir do direito internacional incorporadas ao ordenamento constitucional brasileiro, caracterizando o direito à moradia é considerado como um direito humano fundamental. Questiona-se então sobre os fatores que determinam a não efetividade do direito humano e fundamental à moradia destacando-se o papel do Estado na reprodução da ordem urbana vigente no sistema capitalista destacando o seu papel no processo de produção, circulação e acumulação do capital, em especial o capital imobiliário e a necessidade de uma reforma urbana radical para contrapor justamente esta ordem urbanística excludente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Luiz Stefaniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor de Direito Urbanístico, Direito Agrário e Direito Ambiental da UEPG, advogado militante, especialista e mestrando pela UEPG. Departamento de Direito das Relações Sociais.

Publicado

2011-04-29

Cómo citar

Stefaniak, J. L. (2011). A efetividade do direito humano e fundamental à moradia. Revista Videre, 2(4), 183–209. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/videre/article/view/901

Número

Sección

Artículos