Coronelismo e a propriedade dos meios de comunicação: a influência da mídia no poder político
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v13i28.14347Palabras clave:
Coronelismo, Coronelismo eletrônico, Radiodifusão, Democratização dos meios de comunicação.Resumen
O presente artigo visa investigar os usos políticos das concessões de rádio para titulares de mandatos eletivos após a redemocratização, tendo como eixo analítico o conceito de coronelismo e sua potencial renovação para o chamado “coronelismo eletrônico. Inicia-se a pesquisa analisando o conceito do “coronelismo” e as características do coronel desde a Primeira República brasileira. Em seguida, busca-se a compreensão do termo “coronelismo eletrônico” como um sistema de “barganha” política para manutenção dos poderes locais. Desse modo, pretende-se discutir os possíveis efeitos dos meios de produção da comunicação sobre os processos eleitorais do Brasil. A presente pesquisa será apresentada com base em estudo descritivo-analítico, utilizando-se o método dedutivo, com investigação documental e bibliográfica em livros e artigos dos autores de referência, relatórios, documentos oficiais e decisões judiciais. Conclui-se que a distribuição de concessões de rádio reproduz, em grande medida, as práticas reconhecidas como parte de um modelo político coronelista. Essas práticas violam a legislação e a constituição, revelam incompatibilidade com a democracia, contribuem com a preservação de práticas oligárquicas e dificultam a expressão de uma sociedade plural.Descargas
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