Políticas públicas de distribuição de renda no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v13i28.11772Palabras clave:
Políticas Públicas, Distribuição de Renda, Renda Básica de Cidadania.Resumen
O trabalho em tela tem enfoque nas Políticas Públicas de Distribuição de Renda como instrumento para a efetivação de normas programáticas do texto constitucional, que constituem objetivos da República Federativa do Brasil. O trabalho contou com farta pesquisa bibliográfica, tanto de autores ligados ao Direito Constitucional, Direitos Humanos, Ciências Políticas e Antropologia, mostrando a multidisciplinariedade do tema. Através de tais escritos o trabalho traz conceitos teóricos de políticas públicas, bem como sua evolução histórica no Brasil. Posteriormente, mostra-se necessário o dever de reparação estatal através das Políticas Públicas de distribuição de renda eficientes, para que o viver com dignidade atinja materialmente todos os cidadãos, alcançando a almejada justiça social. As poucas políticas públicas de distribuição de renda implantadas no país são analisadas, como o Programa Renda Mínima, Bolsa Escola, Bolsa Família, bem como aqueles que possuem regulamentação, mas não foram implantados, como a Lei 10.835/2004 (Lei que institui a Renda Básica de Cidadania).
Descargas
Citas
ADAS, Melhem. A fome: crise ou escândalo. 17ª Ed. São Paulo: Moderna, 1988.
BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Versão traduzida por Daniela Beccaria Versiane. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2000.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.
CARDOSO, Fábio Luiz Lopes. Da renda mínima à renda básica de cidadania. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/278726/1/Cardoso_FabioLuizLopes_M.pdf
DIAS, Reinaldo. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012.
DYE, Thomas. Undertanding public policy. Englewwod Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1972.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Tradução de Sérgio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 2012.
GRINOVER, Ada Pellegrini e WATANABE, Kazuo. O controle jurisdicional de políticas públicas. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
GUILHERME, ROSILAINE CORADINI. Renda mínima de inserção e transferência condicionada de renda: as (a) simetrias entre União Europeia e MERCOSUL. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/8378 .
HOWLETT, Michael, RAMESH, M., PERL, Antonhy. Política Pública: seus ciclos e subsistemas: uma abordagem integradora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
IANNI, Octavio. O Colapso do populismo no Brasil. 4º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.
JUNIOR, Osvaldo Canela. Controle Judicial de Políticas Públicas. São Paulo: Saraiva, 2011.
LICIO, Elaine Cristina. A trajetória dos programas de renda mínima e bolsa escola no brasil: o impacto da variável federativa. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/5247 .
MENEZES, Francisco e SANTARELLI, Mariana. O bolsa família Funciona? . Disponível em: https://diplomatique.org.br/o-bolsa-familia-funciona/
MORE, Thomas. Utopia - Versão traduzida por Anah de Melo Franco. Brasilia: Universidade de Brasilia, 2004.
OLSON, Mancur. A lógica da ação coletiva. São Paulo: Edusp, 1999.
QUINALHA, Renan Honório. Justiça de transição: contornos do conceito. São Paulo: Outras Expressões, 2013.
SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
SILVA, Natália Andrade Machado. Programa Bolsa Família: Impactos e desafios no enfrentamento à pobreza no Brasil. Disponível em https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5222/1/TCC%20NAT%C3%81LIA.pdf .
Suplicy, Eduardo. Renda Básica: Renda Mínima Garantida para o século XXI?. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SUPLICY, Eduardo Matarazzo. Renda de Cidadania: a saída é pela porta. 7ª Ed. São Paulo: Cortez, 2013.
VAN PARJIS, Philippe. Capitalismo de renda básica. In: Lua Nova, nº 32, abril, 1994
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Videre
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.