Estigma e ressocialização - uma análise sobre direitos humanos e a reintegração de adolescentes em conflito com a lei

Autores/as

  • Iris de Mel Trindade Dias Universidade do Minho

Palabras clave:

Estigma. Ressocialização. Exclusão Moral. Adolescentes. Direitos Humanos.

Resumen

Considerando o atual contexto de insegurança dos grandes centros urbanos e as recentes discussões acerca da redução da maioridade penal, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de estigmatização sofrido por adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade. Portanto, realizamos pesquisa de campo em uma unidade do Recife, entrevistando jovens e funcionários. Foram entrevistados, ainda, populares. Como base teórica para a análise utilizamos o conceito de estigma de Erving Goffman (1988), de exclusão moral desenvolvido por Ervin Staub (1989) e de Direitos Humanos como bens escassos de Walster & Walster (1975).

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Biografía del autor/a

Iris de Mel Trindade Dias, Universidade do Minho

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, Portugal.

Publicado

2013-03-20

Cómo citar

Dias, I. de M. T. (2013). Estigma e ressocialização - uma análise sobre direitos humanos e a reintegração de adolescentes em conflito com a lei. Revista Videre, 3(6), 87–109. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/videre/article/view/1050

Número

Sección

Artículos