The student with diability and the rigth to diversity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17536

Keywords:

Individualization of teaching, Individualized Teaching Plan, Special education, Student with disabilities, Positive Discrimination

Abstract

Although the right to difference is a presupposition of the inclusive perspective in education, there is still a debate today about the individualization of teaching for students with disabilities. Opposing groups argue that individualization impoverishes the curriculum, configuring itself as a segregationist practice. On the other hand, with the aim of ensuring respect for individual differences in schools, State Education Councils have created guidelines on the importance of establishing the Individualized Education Plan (IEP). This article discusses the right to individualization of teaching, based on a survey of regulations on the use of this instrument in Brazilian states and the federal district (FD). The results demonstrate that 11 states and FD have guidelines on the IEP. It concludes on the importance of holding a debate on the topic that considers the concept of positive discrimination, thus eliminating the tensions present in the field regarding the right to individualization of teaching.

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Author Biographies

Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pelo Programa de Pós-Gradução em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de Políticas Públicas de Educação. Mestra em Educação pela PUC-Minas. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UEMG e Design Educacional com Especialização pelo SENAC. Atualmente, é servidora pública lotada no Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG), onde atua como Assessora Pedagógica. É membro do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão (LAPPEEI) vinculado à Faculdade de Educação da UFMG. Os principais temas de interesse de pesquisa são: Educação Especial, Inclusão Escolar, Políticas de Educação Especial, Plano de desenvolvimento individual, Desenho Universal para a Aprendizagem, Formação de professores, Design Educacional e Educação a Distância.

Adriana Araújo Pereira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusão na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Professora da pós graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG (2014). Atuou como psicóloga em escolas da rede pública municipal de Arcos, MG e como técnico de nível superior da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, trabalhando na urgência psiquiátrica do CERSAM Barreiro. Foi coordenadora do curso de pós-graduação Educação Especial Na Escola Inclusiva. É Tesoureira da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (2021-2023). Membro do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e Membro do GT 79 - Transtornos do Espectro Autista (TEA): pesquisas em saúde e educação, da ANPEPP. Vice-coordenadora do Gestrado. Líder do LaPPEEI (Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão, vinculado ao CNPQ). O LaPPEEI integra a Rede Infinito - Inclusão, Inovação, Transformação. Tem experiência na área de Políticas de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, transtorno do espectro do autismo, história da psicologia e da educação especial, Plano de desenvolvimento individual e Desenho Universal de Aprendizagem. Orienta projetos de mestrado e doutorado em História, Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusiva.

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Published

2024-07-12

How to Cite

Duarte, M. M. T. A. de S., & Araújo Pereira Borges, A. (2024). The student with diability and the rigth to diversity. Revista Videre, 16(35), 57–86. https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17536