Education for young women and adults in sacred situation: an inclusive perspective

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v12i23.11930

Keywords:

Female prison system. Education. Inclusion.

Abstract

In view of the low educational levels of women in prison. The present work focuses on reflecting on access to education for girls who experience a prison situation. For the conduct of this article, the perspective of inclusive education was adopted. In order to draw an overview of the profile of prisoners in the state of Mato Grosso do Sul, the official documents used in government databases were used. The deductive method was used and investigative techniques such as indirect documentary and bibliographic research were used. The corpus that make up this paper is formed by federal and state laws, federal and state constitutions and the National Survey of penitentiary information - INFOPEN MULHERES, published in 2018. It is a qualitative research of an exploratory nature as within the scope of Human Rights and Education with an emphasis on the educational gap of women subjected to the punitive power of Mato Grosso do Sul.

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Author Biographies

Francis Pignatti do Nascimento, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Tabelião de Notas e Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais no Estado de São Paulo. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo Mineiro na cidade de Uberlândia - Estado de Minas Gerais no ano de (2003). Especialista com ênfase em Direito Público & Privado (2004) e Direito Empresarial (2005/2008) ambas pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus na cidade de São Paulo - Estado de São Paulo, com magistério superior. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Jacarezinho - Estado do Paraná no ano de (2018). Doutorando atualmente em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Jacarezinho - Estado do Paraná no ano de (2020).

Luzia Bernardes da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados-UNIGRAN (2003). Aprovada no Exame de ordem da OAB/SP n. 123/2004. Especialização Latu Sensu em Direito pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus - FDJ. Graduação em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Mestre em Fronteiras e Direitos Humanos da Faculdade de Direito e Relações Internacionais-UFGD.

Gustavo de Souza Preussler, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Concluiu a Graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel em 2004, aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil em dezembro de 2004. Conclui o curso de pós-graduação em Docência no Ensino Superior (UNIPAN) em 2006. Atualmente é professor universitário federal, pesquisador de ciências criminais e MESTRE EM CIÊNCIA JURÍDICA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. Possui diversos livros e artigos publicados na área das ciências criminais. Atua na área do Direito, com ênfase em Direito Penal, Processual Penal e Direito Constitucional. Os Tópicos principais de pesquisa são: Teoria da Imputação Objetiva, Direito Penal ? Parte Geral, Garantismo, Constitucionalismo, Princípios Penais Constitucionais e Teoria Geral do Delito. DOUTOR EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TURMA 2011/2013. Foi Professor Assistente de Direito Público da UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso) de janeiro de 2010 até novembro de 2011, havendo redistribuição para a UFGD - Universidade Federal de Grande Dourados, para exercer o cargo de Professor Assistente Nível II de Direito Penal e Processo Penal. Atualmente é Professor Adjunto IV da UFGD. É professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Multidisciplinar) em Fronteiras e Direitos Humanos. Atua especialmente na linha de pesquisa SISTEMA PENAL E DIREITOS HUMANOS e é coordenado do Observatório de Ciências Criminais e Direitos Humanos.

 

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Published

2020-08-13

How to Cite

Nascimento, F. P. do, Silva, L. B. da, & Preussler, G. de S. (2020). Education for young women and adults in sacred situation: an inclusive perspective. Revista Videre, 12(23), 304–317. https://doi.org/10.30612/videre.v12i23.11930

Issue

Section

Scientific Articles