Mulheres & fronteira: a invisibilidade dos trabalhos das professoras em áreas fronteiriças
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v12i25.11713Palavras-chave:
Fronteira. Divisão Sexual do Trabalho. Professora. Gênero.Resumo
O presente artigo traz contribuições da pesquisa “O(s) trabalho(s) das mulheres professoras da fronteira Brasil-Bolívia” desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A partir de um mapeamento realizado no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), esta pesquisa está fundamentada na Psicologia Social em diálogo com a Epistemologia Feminista e os Estudos de Trabalho da Mulher em uma perspectiva de gênero. Constatamos a ausência de publicações de pesquisas desenvolvidas em áreas de fronteira e a falta de análise da perspectiva de gênero sobre o trabalho docente, especificamente sobre o trabalho das mulheres professoras em áreas de fronteira. Nossa análise teve como propósito compreender os múltiplos olhares e sentidos sobre as fronteiras culturais, de idiomas e de historicidades, bem como sobre a divisão sexual do trabalho e sua influência na vida pública e privada dessas mulheres professoras que vivem e trabalham nas fronteiras.Downloads
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