Processo de Avaliação pelos Pares
Os manuscritos submetidos à RealizAção passam pela avaliação dos Editores (desk review) quanto a aderência ao escopo da revista e atendimento das normas estabelecidas nas Diretrizes para Autores.
Após a aprovação no desk review, o manuscrito é submetido a avaliação cega por pares (double-blind peer review), encaminhado a, no mínimo, dois revisores especialistas ad hoc, que avaliarão a qualidade científica do trabalho. Os revisores proferirão a recomendação de "Aceitar", "Revisões requeridas", "Submeter a nova rodada" ou "Rejeitar" o manuscrito.
A avaliação duplo-cega por pares (double-blind peer review) é totalmente realizada através do Open Journal Systems (OJS), que garante o anonimato das partes envolvidas (autores e pareceristas).
Se os revisores não fornecerem respostas consistentes, os editores tomarão uma decisão baseada nos pareceres emitidos ou enviarão o artigo para um terceiro revisor.
Após análise dos pareceres, os editores decidirão se o manuscrito deve ser aceito, revisado, submetido a nova rodada de avaliações ou rejeitado.
A decisão dos editores é final e será informada por e-mail.