Sistema sustentável de criação de aves na comunidade quilombola de Dourados, Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i11.8918Palavras-chave:
Avicultura, Extensão universitária, Quilombos, SustentabilidadeResumo
A avicultura sustentável vem ganhando cada vez mais expressividade no mercado. Esse aumento na procura pelo modo de criação de aves semicaipiras se deve a valorização de produtos que são gerados levando em consideração os cuidados com o meio ambiente e com o bem-estar humano e animal. Objetivou-se por meio deste trabalho de extensão promover e acompanhar a produção de aves semicaipiras, que se encontra em fase de transição, de um sistema tradicional para uma criação em sistema orgânico, na Comunidade Quilombola Dezidério Felipe de Oliveira, localizada na Picadinha, município de Dourados, MS. O desenvolvimento desta atividade teve como base os princípios de sustentabilidade e a preocupação em valorizar o trabalho da comunidade, mantendo seu modo de vida tradicional. As práticas foram desenvolvidas no período de novembro de 2017 a setembro de 2018, com o acompanhamento de dois ciclos de produção. As aves foram criadas com milho, ração concentrada e hortaliças produzidas em sistema orgânico. A prática de manejo sustentável de aves reuniu os saberes científicos adquiridos pelos docentes e discentes da UFGD e as experiências acumuladas dos Quilombolas com o sistema de produção animal. Os resultados mostraram um aumento na renda, com venda de 72% das aves adquiridas no primeiro ciclo, e uma melhora no modo de criação das aves do segundo ciclo que proporcionou maior ganho de peso nos frangos de corte. Além disso, com o fortalecimento e desenvolvimento sustentável da produção de aves na comunidade Quilombola, constatou-se uma melhoria na qualidade alimentar das famílias envolvidas no projeto.
Downloads
Referências
ARENALES, M.D.C.; ROSSI, F.; FERREIRA, R.G.S.; FERREIRA, D.G.S. Criação orgânica de frangos de corte e aves de postura. Editora Aprenda fácil. Viçosa, MG, 2008.
BLOKHUIS, H.J.; EKKEL, E.D.; KORTE, S.M. HOSPER, H.; VAN REENEN, C.G. Farm animal welfare research in interaction with society. Veterinary Quality, v. 22, p. 217-222, 2000.
FURLAN, R.L.; MACARI, M.; MATEUS, J.R. Bem estar das aves e sua implicações sobre o desenvolvimento e produção. Disponível em: Acesso em 07/10/2018.
GESSULI, O.P. Avicultura alternativa sistema “ecologicamente correto” que busca o bem-estar animal e a qualidade do produto final. Porto Feliz: OPG, 1999, 217 p.
KHATOUNIAN, C.A. A Reconstrução Ecológica da Agricultura. Botucatu, ISBN 85-88581-26-4, 345 p, 2001.
LAGO, A.; LENGLER, L.; CORONEL, D.A.; SILVA, T.N. Agricultura familiar de produtos orgânicos: Um olhar sob a ótica do marketing. Revista Extensão Rural, n.13, p. 93-116, 2006.
MACHADO, A.M.B. Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável em assentamentos rurais: contribuições de um estudo de representações sociais. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 15, p.125-136, 1998.
OLIVEIRA, E.R.; MONÇÃO, F.P.; RAMOS, M.B.M.; GABRIEL, A.M.A.; FARIAS, M.F.L.; MOURA, L.V. Práticas extensionistas no desenvolvimento sustentável da comunidade Quilombola de Dourados, Mato Grosso do Sul. Em extensão, v. 11. p. 82-95, 2012.
SANTOS A.L.; SAKOMURA, N.K. FREITAS, E.R.; FORTES, C.M.S.; CARRILHO, E.N.V.M. Comparison of Free Range Broiler Chicken Strains Raised in Confined or Semi-Confined Systems. Brazilian Journal of Poultry Science, v. 7, p. 85-92, 2005.
SILVA, I.J.O.; SILVA, M.A.N. Dicas de sucesso: fique por dentro de algumas medidas simples, voltadas à climatização da produção de frangos, que podem garantir o sucesso da criação neste verão. Avicultura Industrial, v.88, n.1059, p.46-47, 1998.
TEIXEIRA, A.L.P. Caracterização da carcaça de frangos comercializados como caipira, semicaipira e industrial. Monografia, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2017.
VERBEKE W.A.J.; VIANE, J. Ethnical challenges for livestock production: meeting consumer concerns about meat safely and animal welfare. Journal Agriculture Environment Ethics, v.12, p. 41-151, 2000.
VERCOE, J.E.; FITZHUGH, H.A.; VON KAUFMANN, R. Livestock productions systems beyond. Asian – (Australian). Journal Animal Science, v.13, p. 411-419, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Sandra Verza da Silva, Euclides Reuter de Oliveira, Vladson Carbonari, Marisa de Fátima Lomba de Farias, Thaís Lemos Pereira, Andrea Maria de Araújo Gabriel, Elaine Barbosa Muniz, Jefferson Rodrigues Gandra, Érika Rosendo de Sena Gandra, Nara de Medeiros Pordeus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.