Projeto de extensão: observatório da fronteira
Palavras-chave:
Fronteiras, Integração, Centro-oeste, Observatório, Desenvolvimento regionalResumo
A busca pelo processo de integração política sul-americana traz consigo uma dinamização mais intensa das áreas fronteiriças. O potencial econômico e comercial dessas regiões, bem como sua riqueza cultural, atraem estudiosos, turistas, além de diversos outros setores da sociedade civil. Inclui-se nesse cenário a região Centro- Oeste, mais precisamente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que fazem fronteira com Bolívia e Paraguai, constituindo a chamada fronteira oeste do Brasil. Partindo dessa perspectiva, o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados visa contribuir com a sociedade reunindo em uma plataforma virtual uma série de dados, documentos, notícias, além de análises de conjuntura política, econômica e social produzidas por seus pesquisadores sobre a região Centro-Oeste do Brasil, com foco específico sobre temas que compreendem a dinâmica da fronteira. O clipping de notícias é atualizado diariamente enquanto são publicadas semestralmente as análises de conjuntura produzidas a partir da percepção das notícias do clipping e dos estudos feitos pelos pesquisadores do projeto. Com o desenvolvimento do Observatório da Fronteira, pretende-se subsidiar políticas públicas e posições de ONG’s, empresas e governo.Downloads
Referências
BRASIL.Lein° 6.634,de2demaiode1979, que dispõe sobre a Faixa de Fronteira, altera o Decreto-lei nº 1.135, de 3 de dezembro de 1970.
COUTO,J.A. C. Fronteira: De onde viemos e para onde poderemos querer ir. In:Segurança e defesa nacional: da competição e cooperação regional. Oliveira, Elézer Rizzode.(org.) SãoPaulo: Fundação Memorial da AméricaLatina, 2007.
FELIX, J. A. A faixa de fronteira e a segurança regional: Perspectiva estratégica e questões de inteligência. In: Segurança e defesa nacional: da competição e cooperação regional. Oliveira,E. R. de. (org.) SãoPaulo: Fundação Memorial da América Latina, 2007.
LAMBERTI, E. Regulação e reprodução do sistema socioeconômico: análise da trajetória do desenvolvimento do Paraguai. 2011. 283f. Tese(Doutorado em Economia) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
OLIVEIRA, M. G. De. A fronteira Brasil-Paraguai: principais fatores de tensão do período colonial até a atualidade. 2008. 110p. Dissertação (UnB-Instituto de Ciências Humanas: Departamento de Geografia, Mestre, Gestão Ambiental e Territorial) Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Hermes Moreira Júnior, Adriana Galvez de França Palason, Kaully Furiama Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
