Projeto de extensão: observatório da fronteira

Autores

  • Hermes Moreira Júnior
  • Adriana Galvez de França Palason
  • Kaully Furiama Santos

Palavras-chave:

Fronteiras, Integração, Centro-oeste, Observatório, Desenvolvimento regional

Resumo

A busca pelo processo de integração política sul-americana traz consigo uma dinamização mais intensa das áreas fronteiriças. O potencial econômico e comercial dessas regiões, bem como sua riqueza cultural, atraem estudiosos, turistas, além de diversos outros setores da sociedade civil. Inclui-se nesse cenário a região Centro- Oeste, mais precisamente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que fazem fronteira com Bolívia e Paraguai, constituindo a chamada fronteira oeste do Brasil. Partindo dessa perspectiva, o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados visa contribuir com a sociedade reunindo em uma plataforma virtual uma série de dados, documentos, notícias, além de análises de conjuntura política, econômica e social produzidas por seus pesquisadores sobre a região Centro-Oeste do Brasil, com foco específico sobre temas que compreendem a dinâmica da fronteira. O clipping de notícias é atualizado diariamente enquanto são publicadas semestralmente as análises de conjuntura produzidas a partir da percepção das notícias do clipping e dos estudos feitos pelos pesquisadores do projeto. Com o desenvolvimento do Observatório da Fronteira, pretende-se subsidiar políticas públicas e posições de ONG’s, empresas e governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL.Lein° 6.634,de2demaiode1979, que dispõe sobre a Faixa de Fronteira, altera o Decreto-lei nº 1.135, de 3 de dezembro de 1970.

COUTO,J.A. C. Fronteira: De onde viemos e para onde poderemos querer ir. In:Segurança e defesa nacional: da competição e cooperação regional. Oliveira, Elézer Rizzode.(org.) SãoPaulo: Fundação Memorial da AméricaLatina, 2007.

FELIX, J. A. A faixa de fronteira e a segurança regional: Perspectiva estratégica e questões de inteligência. In: Segurança e defesa nacional: da competição e cooperação regional. Oliveira,E. R. de. (org.) SãoPaulo: Fundação Memorial da América Latina, 2007.

LAMBERTI, E. Regulação e reprodução do sistema socioeconômico: análise da trajetória do desenvolvimento do Paraguai. 2011. 283f. Tese(Doutorado em Economia) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

OLIVEIRA, M. G. De. A fronteira Brasil-Paraguai: principais fatores de tensão do período colonial até a atualidade. 2008. 110p. Dissertação (UnB-Instituto de Ciências Humanas: Departamento de Geografia, Mestre, Gestão Ambiental e Territorial) Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

Downloads

Publicado

2015-08-17

Como Citar

Moreira Júnior, H., Palason, A. G. de F., & Santos, K. F. (2015). Projeto de extensão: observatório da fronteira. RealizAção, 2(3), 20–25. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/5542

Edição

Seção

VI SEREX - SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO DO CENTRO-OESTE