Proyecto de ampliación: observatorio fronterizo
Palabras clave:
Fronteras , Integración, Medio Oeste , Observatorio , Desarrollo regionalResumen
La búsqueda del proceso de integración política sudamericana trae consigo una dinamización más intensa de las zonas fronterizas. El potencial económico y comercial de estas regiones, así como su riqueza cultural, atraen a académicos, turistas y a varios otros sectores de la sociedad civil. Este escenario incluye la región Centro-Oeste, más precisamente en los estados de Mato Grosso y Mato Grosso do Sul, que limitan con Bolivia y Paraguay, constituyendo la llamada frontera occidental de Brasil. Desde esta perspectiva, la carrera de Relaciones Internacionales de la Universidad Federal de Grande Dourados tiene como objetivo contribuir a la sociedad reuniendo en una plataforma virtual una serie de datos, documentos, noticias, así como análisis de la situación política, económica y social producida por sus investigadores en la región Centro-Oeste de Brasil, con enfoque específico en temas que componen la dinámica de la frontera. El recorte de noticias se actualiza diariamente y cada seis meses se publican análisis de situación elaborados a partir de la percepción de las noticias y de los estudios realizados por los investigadores del proyecto. Con el desarrollo del Observatorio de Fronteras se busca apoyar políticas públicas y posicionamientos de ONGs, empresas y gobierno.
Descargas
Citas
BRASIL.Lein° 6.634,de2demaiode1979, que dispõe sobre a Faixa de Fronteira, altera o Decreto-lei nº 1.135, de 3 de dezembro de 1970.
COUTO,J.A. C. Fronteira: De onde viemos e para onde poderemos querer ir. In:Segurança e defesa nacional: da competição e cooperação regional. Oliveira, Elézer Rizzode.(org.) SãoPaulo: Fundação Memorial da AméricaLatina, 2007.
FELIX, J. A. A faixa de fronteira e a segurança regional: Perspectiva estratégica e questões de inteligência. In: Segurança e defesa nacional: da competição e cooperação regional. Oliveira,E. R. de. (org.) SãoPaulo: Fundação Memorial da América Latina, 2007.
LAMBERTI, E. Regulação e reprodução do sistema socioeconômico: análise da trajetória do desenvolvimento do Paraguai. 2011. 283f. Tese(Doutorado em Economia) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
OLIVEIRA, M. G. De. A fronteira Brasil-Paraguai: principais fatores de tensão do período colonial até a atualidade. 2008. 110p. Dissertação (UnB-Instituto de Ciências Humanas: Departamento de Geografia, Mestre, Gestão Ambiental e Territorial) Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Hermes Moreira Júnior, Adriana Galvez de França Palason, Kaully Furiama Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
