Do Saber Popular ao Sistema Internacional: Um Software para Conversão de Medidas Agrícolas Baseado na Etnomatemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20143

Palavras-chave:

Dev C++, Etnomatemática, conversor de medidas

Resumo

A Etnomatemática estuda o saber matemático de grupos culturais, seja agricultores, pedreiros, bordadeiras, feirantes, comunidades indígenas, quilombolas, dentre outros grupos que a utilizam de maneira não acadêmica. Diante disso, faz-se necessário que esses conceitos utilizados por essas sociedades sejam decifrados para linguagem matemática da academia. Levando em consideração a isso, o artigo tem como objetivo geral, converter as medidas de comprimentos e áreas usadas no cotidiano pelos agricultores brasileiros para o Sistema Internacional (SI) e para agricultores de diferentes regiões, considerando os saberes etnomatemáticos. Para que o objetivo geral seja alcançado, temos como objetivos específicos: filtrar medidas de comprimento e áreas adotadas pelos agricultores brasileiros e criar um programa computacional para realização da conversão dessas medidas. A metodologia partiu-se da conversão, através do programa computacional Dev C++, de medidas de comprimento e áreas usadas por agricultores brasileiros para o Sistema Internacional (SI) e entre agricultores de diferentes regiões. Para tanto, essas medidas foram obtidas do artigo intitulado: O conhecimento matemático dos agricultores brasileiros: um estudo etnomatemático sobre medidas de comprimento e área; Teixeira (2018) e Georges (2016). Obtivemos como resultado, um programa que converte as medidas dos agricultores para metro, centímetro, metro quadrado e entre medidas adotadas pelas diferentes regiões do país, que facilita o entendimento de pessoas que desconhecem essas medidas, ou até, para os recenseadores do IBGE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero dos Santos Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Pós-graduando em Ensino e Saúde Integral (UFPI). Especialista em Robótica Educacional e suas Tecnologias no Ensino de Matemática (UFCAT) (2024). Especialista no Uso Educacional da Internet pela UFLA (2022), Especialista em Ensino da Matemática do Ensino Médio pelo IFPI(2022) e Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo IFPI (2020). Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Piripiri (2018). Atualmente, Profesor Efetivo da Rede Municipal de Sobral - CE, e Tutor Presencial do Curso de Licenciatura em Matemática - UAB /IFPI - Campus Piripiri. Foi professor da Rede Municipal de Piripiri-PI (2021 - 2024). Foi Tutor On-line e Formador de conteúdos de Matemática e Física para a plataforma de ensino Supletivo Unicanto (2020 - 2021). Foi professor de Matemática na Esc. Mun. Lapa, Pedro II - PI (2019 - 2020), nesta mesma instituição também foi Coordenador Pedagógico (2019). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica- PIBIC (2015-2016) pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI Campus Piripiri. Possui experiência na área Educação Matemática, com ênfase no uso da ludicidade no ensino da Matemática Básica e Etnomatemática. Foi monitor no Programa Mais Educação ( PME): na Escola Municipal Lapa - Pedro II - PI (2015 -2016) e na Unidade Escolar Tertuliano Solon Brandão (2016). Possui ensino médio pela Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber (2013).

Flávia Gonçalves Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Dourados - Área: Informática/Desenvolvimento e Desenvolvimento Web/Design Gráfico. Bacharel em Engenharia da Computação com ênfase em Automação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2014). Especialista em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IF Goiano (2021). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com linha de pesquisa voltada para Sistemas Computacionais e Dispositivos Aplicados à Saúde (2017). Doutora em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), na área de concentração Metodologia da Ciência e Engenharia de Materiais e linha de pesquisa voltada para Métodos Teórico-Computacionais em Ciência de Materiais (2023).

Referências

D'AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. São Paulo: Autêntica, 2008.

D'AMBROSIO, U. Matemática e Realidade. São Paulo: Cortez, 2012.

GEORGES, L. H. Saberes matemáticos da cultura campesina: um olhar etnomatemático sobre grandezas e medidas. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal do Piauí – IFPI Campus Piripiri, Piripiri.

KERNIGHAN, B. W.; RITCHIE, D. M. A Linguagem de Programação C. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

SILVA, E. P.; PEIXOTO, J. C. P. Medição de terras por agricultores familiares: saberes e práticas. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 6, n. 2, p. 86-97, 2011.

TEIXEIRA, C. S. O conhecimento matemático dos agricultores de Pedro II – PI: um estudo etnomatemático. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal do Piauí – IFPI Campus Piripiri, Piripiri.

TEIXEIRA, C. S.; NERY, M.W.A. O conhecimento matemático dos agricultores brasileiros: um estudo etnomatemático sobre medidas de comprimento e área. Anais do II Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem - II CEDEE. p. 87 – 92, 2023. Disponível em: https://journalofmathematicsandculture.wordpress.com/edicao-especial-do-journal-of-mathematics-and-culture/ . Acesso em 13 ago. 2024.

Publicado

2025-08-14

Como Citar

Teixeira, C. dos S., & Fernandes, F. G. (2025). Do Saber Popular ao Sistema Internacional: Um Software para Conversão de Medidas Agrícolas Baseado na Etnomatemática. RealizAção, 12(23), e025009. https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20143

Edição

Seção

Artigos