Do Saber Popular ao Sistema Internacional: Um Software para Conversão de Medidas Agrícolas Baseado na Etnomatemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20143Palavras-chave:
Dev C++, Etnomatemática, conversor de medidasResumo
A Etnomatemática estuda o saber matemático de grupos culturais, seja agricultores, pedreiros, bordadeiras, feirantes, comunidades indígenas, quilombolas, dentre outros grupos que a utilizam de maneira não acadêmica. Diante disso, faz-se necessário que esses conceitos utilizados por essas sociedades sejam decifrados para linguagem matemática da academia. Levando em consideração a isso, o artigo tem como objetivo geral, converter as medidas de comprimentos e áreas usadas no cotidiano pelos agricultores brasileiros para o Sistema Internacional (SI) e para agricultores de diferentes regiões, considerando os saberes etnomatemáticos. Para que o objetivo geral seja alcançado, temos como objetivos específicos: filtrar medidas de comprimento e áreas adotadas pelos agricultores brasileiros e criar um programa computacional para realização da conversão dessas medidas. A metodologia partiu-se da conversão, através do programa computacional Dev C++, de medidas de comprimento e áreas usadas por agricultores brasileiros para o Sistema Internacional (SI) e entre agricultores de diferentes regiões. Para tanto, essas medidas foram obtidas do artigo intitulado: O conhecimento matemático dos agricultores brasileiros: um estudo etnomatemático sobre medidas de comprimento e área; Teixeira (2018) e Georges (2016). Obtivemos como resultado, um programa que converte as medidas dos agricultores para metro, centímetro, metro quadrado e entre medidas adotadas pelas diferentes regiões do país, que facilita o entendimento de pessoas que desconhecem essas medidas, ou até, para os recenseadores do IBGE.
Downloads
Referências
D'AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. São Paulo: Autêntica, 2008.
D'AMBROSIO, U. Matemática e Realidade. São Paulo: Cortez, 2012.
GEORGES, L. H. Saberes matemáticos da cultura campesina: um olhar etnomatemático sobre grandezas e medidas. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal do Piauí – IFPI Campus Piripiri, Piripiri.
KERNIGHAN, B. W.; RITCHIE, D. M. A Linguagem de Programação C. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
SILVA, E. P.; PEIXOTO, J. C. P. Medição de terras por agricultores familiares: saberes e práticas. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 6, n. 2, p. 86-97, 2011.
TEIXEIRA, C. S. O conhecimento matemático dos agricultores de Pedro II – PI: um estudo etnomatemático. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal do Piauí – IFPI Campus Piripiri, Piripiri.
TEIXEIRA, C. S.; NERY, M.W.A. O conhecimento matemático dos agricultores brasileiros: um estudo etnomatemático sobre medidas de comprimento e área. Anais do II Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem - II CEDEE. p. 87 – 92, 2023. Disponível em: https://journalofmathematicsandculture.wordpress.com/edicao-especial-do-journal-of-mathematics-and-culture/ . Acesso em 13 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cícero dos Santos Teixeira, Flávia Gonçalves Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
