Del saber popular al sistema internacional: un software para la conversión de medidas agrarias basado en unidades métricas utilizadas por agricultores brasileños

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20143

Palabras clave:

Dev C++, Etnomatemática, conversor de medidas

Resumen

La Etnomatemática estudia el conocimiento matemático de grupos culturales, como agricultores, albañiles, bordadoras, vendedores de ferias, comunidades indígenas, quilombolas, entre otros que la utilizan de manera no académica. Ante esto, es necesario que estos conceptos utilizados por dichas sociedades sean traducidos al lenguaje matemático académico. Considerando lo anterior, el objetivo general de este artículo es convertir las medidas de longitud y área utilizadas cotidianamente por los agricultores brasileños al Sistema Internacional (SI) y para agricultores de diferentes regiones, teniendo en cuenta los saberes etnomatemáticos. Para alcanzar el objetivo general, se establecieron como objetivos específicos: filtrar medidas de longitud y área adoptadas por los agricultores brasileños y crear un programa computacional para realizar la conversión de dichas medidas. La metodología se basó en la conversión, a través del programa computacional Dev C++, de medidas de longitud y área utilizadas por agricultores brasileños al Sistema Internacional (SI) y entre agricultores de diferentes regiones. Estas medidas fueron obtenidas del artículo titulado: El conocimiento matemático de los agricultores brasileños: un estudio etnomatemático sobre medidas de longitud y área; Teixeira (2018) y Georges (2016). Como resultado, se obtuvo un programa que convierte las medidas de los agricultores a metro, centímetro, metro cuadrado y entre medidas adoptadas por diferentes regiones del país, facilitando así la comprensión para personas que desconocen estas medidas, e incluso para los censistas del IBGE.

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Biografía del autor/a

Cícero dos Santos Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Pós-graduando em Ensino e Saúde Integral (UFPI). Especialista em Robótica Educacional e suas Tecnologias no Ensino de Matemática (UFCAT) (2024). Especialista no Uso Educacional da Internet pela UFLA (2022), Especialista em Ensino da Matemática do Ensino Médio pelo IFPI(2022) e Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo IFPI (2020). Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Piripiri (2018). Atualmente, Profesor Efetivo da Rede Municipal de Sobral - CE, e Tutor Presencial do Curso de Licenciatura em Matemática - UAB /IFPI - Campus Piripiri. Foi professor da Rede Municipal de Piripiri-PI (2021 - 2024). Foi Tutor On-line e Formador de conteúdos de Matemática e Física para a plataforma de ensino Supletivo Unicanto (2020 - 2021). Foi professor de Matemática na Esc. Mun. Lapa, Pedro II - PI (2019 - 2020), nesta mesma instituição também foi Coordenador Pedagógico (2019). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica- PIBIC (2015-2016) pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI Campus Piripiri. Possui experiência na área Educação Matemática, com ênfase no uso da ludicidade no ensino da Matemática Básica e Etnomatemática. Foi monitor no Programa Mais Educação ( PME): na Escola Municipal Lapa - Pedro II - PI (2015 -2016) e na Unidade Escolar Tertuliano Solon Brandão (2016). Possui ensino médio pela Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber (2013).

Flávia Gonçalves Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Dourados - Área: Informática/Desenvolvimento e Desenvolvimento Web/Design Gráfico. Bacharel em Engenharia da Computação com ênfase em Automação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2014). Especialista em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IF Goiano (2021). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com linha de pesquisa voltada para Sistemas Computacionais e Dispositivos Aplicados à Saúde (2017). Doutora em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), na área de concentração Metodologia da Ciência e Engenharia de Materiais e linha de pesquisa voltada para Métodos Teórico-Computacionais em Ciência de Materiais (2023).

Citas

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Publicado

2025-08-14

Cómo citar

Teixeira, C. dos S., & Fernandes, F. G. (2025). Del saber popular al sistema internacional: un software para la conversión de medidas agrarias basado en unidades métricas utilizadas por agricultores brasileños. RealizAção, 12(23), e025009. https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20143