Educação remota no ensino médio: impactos subjetivos e da linguagem a partir da imposição das ferramentas tecnológicas durante a pandemia da covid19.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i22.19204

Palavras-chave:

Adolescente., Educação, Psicologia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou os efeitos subjetivos e linguísticos da educação mediada por tecnologia remota, imposta pela pandemia de COVID-19, em adolescentes do ensino médio. A pesquisa foi motivada por inquietações surgidas no contexto clínico, onde os adolescentes lidavam com transformações pessoais e angústias típicas do desenvolvimento. Com o fechamento das escolas e a migração forçada para plataformas digitais, os desafios de promover uma educação efetiva em um ambiente virtual tornaram-se evidentes. O estudo, realizado com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), utilizou uma abordagem qualitativa e foi fundamentada pela psicanálise de orientação freud-lacaniana. As coletas de dados incluíram quatro oficinas em grupo, realizadas semanalmente, e entrevistas semiestruturadas individuais com os participantes. A análise dos dados foi conduzida por meio da metodologia de análise do discurso, que permite investigar a produção de sentidos gerados pelos enunciados dos adolescentes em relação à educação mediada por tecnologia durante uma pandemia. A pesquisa revelou como os adolescentes nomearam seu sofrimento e lidaram com os impactos psíquicos causados ​​pelas mudanças abruptas no formato de ensino. A partir de uma escuta psicanalítica, foi possível compreender a relação entre a linguagem, a subjetividade e o mal-estar gerado pela nova realidade educacional. Os resultados indicam que o discurso dos adolescentes reflete as tensões entre a língua e as ideologias subjacentes ao contexto pandêmico, destacando como a tecnologia influenciou suas experiências e sua forma de lidar com os desafios emocionais e educacionais impostos pela crise.

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Biografia do Autor

Henrique de Oliveira Lee, UFMT

Professor Associado III do Departamento de Psicologia da UFMT. Professor efetivo e membro fundador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, mestrado, campus Cuiabá e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem onde atua como orientador de mestrado e doutorado. Realizou estágio de pós- doutoral na University of California at Irvine no Comparative Literature Department e no Critical Theory Institute. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), doutorado em Literatura Comparada (2011) neste mesmo programa. Realizou estágio PDEE com bolsa da CAPES como pesquisador associado na University of California at Irvine (2010). Na área da Teoria Literária pesquisa principalmente os seguintes temas: Autobiografia, Teoria da Ficção, Antropologia Literária. Na área da Psicologia Institucional pesquisa através da Psicanálise as interfaces entre clínica e práticas institucionais e política

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Pires, M., & Oliveira Lee, H. de. (2024). Educação remota no ensino médio: impactos subjetivos e da linguagem a partir da imposição das ferramentas tecnológicas durante a pandemia da covid19. RealizAção, 11(22), e24002. https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i22.19204

Edição

Seção

Relatos de Experiência