Finances Learning: desenvolvimento de um jogo digital sobre educação financeira voltado para as escolas de ensino fundamental de Dourados-MS e região
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i18.16562Palavras-chave:
Aprendizado, Consumo, Finanças, JogosResumo
Os jogos podem ser ferramentas educacionais poderosas, pois além de estarem atrelados à diversão, motivam e facilitam o aprendizado do jogador, aumentando a capacidade de retenção do que foi ensinado e exercitando as funções mentais e intelectuais dele. A partir dessa perspectiva, foi desenvolvido um jogo digital chamado Finances Learning, que aborda educação financeira, com questões de consumo, onde, em cada fase, são apresentadas situações que permitem ao jogador tomar decisões sobre saber consumir, sendo que a passagem para as próximas fases dependerá de decisões que evitem o consumismo e, além de se divertir com ações que envolvam responsabilidade individual, coletiva, social e ambiental, visando, assim, desenvolver habilidades para a gestão inteligente de recursos. O protótipo construído será testado e disponibilizado para as escolas de ensino fundamental de Dourados-MS e região.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Janaína Silva. TRINCA SOCIAL: o designer como mediador no processo de aprendizagem. Dissertação (Mestrado). Design. Universidade de Brasília – UnB. Brasília. 2015.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2010.
BRASIL. Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira – Plano Diretor da Enef. 2011a. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/legislação/Default.aspx. Acesso em: 15 mai. 2022.
BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira – Plano Diretor da Enef: anexos. 2011b. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/legislação/Default.aspx.Acesso em: 15 mai. 2022.
BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira – Plano Diretor da Enef: anexos. 2011b. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/ Estrategia Nacional Educacao Financeira ENEF. Acesso em: 15 mai. 2022.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, de 16 de julho de 1990, e retificada em 27 de setembro de 1990.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Diretrizes e Bases da Educação. <http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacaobasica/destaques?id=12583:ensinomedio>. Acesso em: 15 mai. 2022.BRASIL.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Media e Tecnológica. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria da Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998A.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998B.
D’AQUINO, Cássia de. Educação financeira. Como educar seus filhos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
GOMES, Rafael Fernandez. Desafios Financeiros: Desenvolvendo competências em educação financeira de maneira lúdica. Relatório de Diplomação em Programação Visual em Desenho Industrial da Universidade de Brasília – UnB. Brasília. 2015.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da Cultura. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio (PCNEM). Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/guia-de-tecnologias/195-secretarias-112877938/sebeducacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211>. Acesso em: 15 mai. 2022.
PORTAL BRASIL. Educação financeira chegará às escolas públicas até 2015.
PUCCINI, A. L. Matemática Financeira: objetiva e aplicada. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
SAVI, Rafael. Avaliação de jogos voltados para a disseminação do conhecimento, 2011.
SMOLE, K. Jogos de matemática: 1° a 3° ano. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SOFFNER, Renato Kraide. As Tecnologias da Inteligência e a Educação como Desenvolvimento Humano. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 2005.
STEPHANI, Marcos. Educação Financeira: uma perspectiva interdisciplinar na construção da autonomia do aluno. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS: PUCRS, 2005.
VIDA E DINHEIRO. O que é ENEF. Disponível em: <http://www.vidaedinheiro.gov.br/Enef/Default.aspx>. Acesso em: 15 mai. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Flávia Gonçalves Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.