A implantação de um Sistema agroflorestal na educação para a sustentabilidade em Bonito - MS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v1i2.3276Palavras-chave:
Educação Ambiental, Agroecologia, Biodiversidade, Ensino-AprendizagemResumo
A reflexão sobre as práticas sociais, para o desenvolvimento de ações que contribuam para a conservação da biodiversidade, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A partir do projeto de extensão “Sustentabilidade e Agroecologia”, foram implementadas práticas aliadas ao estudo teórico, onde se buscou a educação ambiental para a sustentabilidade no município de Bonito/ MS. O público alvo da proposta foi uma turma de vinte alunos do 3º ano do ensino médio. Dois questionários, um prévio e um posterior às ações educativas, foram aplicados para obter dados sobre conhecimentos prévios e sobre os resultados do processo educativo, respectivamente. Prosseguiu-se com aulas interativas e participativas, com enfoque nos sistemas agroflorestais (SAF) e na sustentabilidade. As práticas a campo incluíram uma visita técnica a uma propriedade agroecológica que possui SAF implantado e em operação. No local, se observou os princípios da sustentabilidade e da agroecologia. Em uma nova área na zona rural do município, um SAF foi implantado, onde os estudantes realizaram plantios diversos. Os resultados foram compartilhados com a comunidade escolar ao final dos trabalhos. Considerando a diversidade cultural e as características próprias do indivíduo, ao final evidenciou-se um balanço positivo no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Carmen Beatriz Reiss Zavala, Ana Caroline Gomes Abreu, Cristiane Almiron Batista de Freitas, Zefa Valdivina Pereira, Valter Vieira Alves Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.